Liberou! Kalil anuncia abertura de restaurantes a partir de segunda; parques voltam dia 29

restaurante-fechado-parque-municipal
A capital mineira, então, continua na Fase 1 do protocolo de reabertura da PBH (Amanda Dias/BHAZ)

Atualização às 14h45 do dia 20/08/2020: O título foi atualizado para deixar claro que os parques voltarão, segundo previsão da PBH, apenas no dia 29.

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), acaba de anunciar, no início da tarde desta quinta-feira (20), mais uma flexibilização no combate à pandemia do novo coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (24), restaurantes estão liberados para receber clientes no próprio estabelecimento durante o almoço. Praças voltaram a abrir já a partir de hoje e os parques, reabrem dia 29 deste mês.

“Abriremos almoço das 11h às 15h para os restaurantes funcionarem sem venda de bebida alcoólica. É um atendimento aos comerciários que não podem ficar comendo sentado na calçada. O objetivo é atender o comerciário que vai pra rua trabalhar”, explicou Kalil. “[Portanto], bares continuam fechados. Vamos contemplar bares e restaurantes, de forma integral, em outra fase”, complementou.

A capital mineira, então, continua na Fase 1 do protocolo de reabertura da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), que não adotou o programa Minas Consciente, do governo estadual (leia mais sobre as fases da PBH abaixo). A abertura de praças, parques e restaurantes durante o horário do almoço é uma exceção. E os dias em que o comércio pode abrir foram atualizados:

  • Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas; segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): segunda a sexta, entre 11h e 19h;
  • Salões de beleza (cabeleireiros, manicures e pedicures): terça a sexta-feira, entre 11h e 20h; sábado, entre 9h e 17h; em shopping centers, entre 12h e 20h.
  • Shopping centers, segunda a sexta, entre 12h e 20h. No caso das praças de alimentação em shoppings, para consumo no local, o funcionamento, nesse primeiro momento, será das 12h às 15h. Válido a partir de 24/8. (Sem bebida alcoólica)
  • As atividades em drive-in não terão restrição de dias de funcionamento, mediante procedimento de autorização junto à Prefeitura. Voltam também a funcionar sem restrição de dia e horário o Comércio varejista de artigos de óptica e de artigos médicos e ortopédicos contemplados na fase de controle.
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias (Funcionamento para consumo no local): De segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. (Sem bebida alcoólica)
  • Parques Públicos (Funcionamento a partir do dia 29 de agosto. De quinta-feira a domingo, das 8h às 17h): Entrada mediante agendamento on-line, com distribuição de senhas limitadas. Ver capacidade dos parques, dias e horários de funcionamento, regras de visitação e agendamento no Portal da PBH.

“Todas as praças públicas serão abertas, incluindo Pampulha. Por motivo de organização, os parques estão abrindo gradativamente porque precisam de protocolo e serão abertos dentro de protocolo”, explicou o prefeito de BH, sem detalhar qual o prazo para que todos os parques da cidade voltem a funcionar nem mesmo o novo horário de abertura. A PBH informou posteriormente que esses espaços voltarão no dia 29 deste mês, um sábado.

Os segmentos que já estavam liberados nesta semana vão continuar com a permissão para funcionar – tais quais shoppings, salão de beleza, entre outros. “Volto a dizer que esta reabertura gradual depende de todos vocês. Fizemos esforço demais, sofremos demais e, se estamos fazendo isso, é porque temos a responsabilidade de que ninguém morreu por falta de atendimento – e atendimento de qualidade”, afirmou Kalil.

‘Guerra no início’

Apesar de anunciar mais uma flexibilização, o prefeito de Belo Horizonte repetiu que há sim a possibilidade de toda a cidade voltar a ser fechada. “A guerra está no início – ainda acho que nem no meio dela chegamos. A situação é muito grave, continua muito grave, a morte se aproxima dos nossos amigos conhecidos. A situação não está para brincadeira”, afirmou, ao iniciar o anúncio.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Assistencial desta quarta-feira (19), BH tem 29.690 casos confirmados de Covid-19 e 855 mortes. Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar pacientes com o novo coronavírus estão com 61,3% de ocupação, somando os leitos da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e da rede suplementar. Já os leitos de enfermaria operam com 48,5% da capacidade ocupada.

“Vamos continuar com fiscalização dura, continuar tendo responsabilidade, cuidar da metodologia criada por esse comitê. A partir de agora, está na hora dos lojistas e comerciantes tomarem conta do seu negócio porque, volto a repetir, não temos a menor dúvida de que, se os números piorarem, vamos fechar toda a cidade – e esta possibilidade é real”, ameaçou Kalil.

“Queria dar os dados que são muito poucos falados: mortes por cada 100 mil habitantes, que é proporcional ao tamanho da cidade. BH tem 33; Porto Alegre, 37; São Paulo, 88; Fortaleza, 141; Manaus, 99; Rio de Janeiro, 135; Salvador, 77; e Brasília, 71”, afirmou o prefeito da capital mineira.

Abertura em fases

Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle;
  • Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas; quinta a sábado, entre 11h e 19h;
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h;
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h;
  • Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local;
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):

  • Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle:
  • Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h;
  • Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h;
  • Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h;
  • Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local;
  • Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.

Fase 2

  • Parques públicos (locais, regras, horários, e dias de funcionamento estão em construção)
  • Bares, restaurantes e lanchonetes

Funcionamento:

  • Bares, restaurantes e lanchonetes: segunda a quinta para horário de almoço (11h às 15h), sem venda de bebidas alcoólicas;
  • Sexta, entre 11h e 22h, com venda de bebidas alcoólicas a partir das 17h;
  • Sábado e domingo até as 22h com venda de bebidas alcoólicas. Sem restrições para delivery e retirada;
  • Praças de alimentação em shopping centers: terça a quinta, das 11h às 17h. Sexta até as 20h, com venda de bebidas alcoólicas a partir das 17h. Sem restrições para delivery e retirada.

Fase 3

  • Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;
  • Clubes sociais, esportivos e similares;
  • Eventos (exposições, congressos e seminários;
  • Clínicas de estética
  • Museus
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!