Kalil comenta ataque de hackers à PBH e dispara: ‘Não tenho medo’

kalil
Prefeito ainda disse que ataque não chegou a prejudicar o sistema da PBH (Moisés Teodoro/BHAZ)

Após o sistema da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte ser invadido por hackers nessa terça-feira (8), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) rebateu as tentativas de intimidação direcionadas a ele na ação, que o “amaldiçoava” em nome de empresários. Em entrevista coletiva nesta quarta (9), o prefeito falou sobre a situação e disse “não ter medo”.

“Já fui ameaçado muitas vezes, por coisas muito mais importantes e sérias. Se Deus me poupou de um sentimento, me poupou do sentimento do medo”, disse Kalil. Ele também falou sobre ataques e críticas que costuma sofrer na internet e acenou para a ameaça do coronavírus, que seria uma preocupação maior.

“Não tenho medo de internet, não tenho medo de injustiça da imprensa. Tenho medo de muitas coisas, dentre elas, de enfiarem um tubo na minha garganta”, afirmou o prefeito, que disse ainda: “Não tenho medo de hacker, nem de pressão, nem de buzina. Isso não me amedronta”.

Ainda segundo Kalil, as imagens que apareceram nos computadores de servidores da prefeitura não causaram danos ao sistema da administração municipal. “Aquilo é uma capa, o sistema não foi hackeado, se manteve no ar normalmente durante o dia”, explicou.

‘Empresários de BH te amaldiçoam’

O ataque aconteceu na tarde dessa terça-feira (8), quando os invasores “amaldiçoaram” o prefeito devido às medidas tomadas para combater a pandemia de Covid-19 e os impactos delas na economia. O Executivo municipal já havia informado que “nenhum dado foi perdido ou vazado”.

“Prefeito Kalil, todas as suas ações como gestor de uma das maiores capitais brasileiras serviram para manter burocracias e destruir a economia. Os empresários de Belo Horizonte te amaldiçoam”, dizia um dos trechos da mensagem que apareceu no sistema da PBH (veja detalhes aqui).

O texto prosseguiu criticando o fechamento do comércio durante a pandemia do novo coronavírus: “Fechar os comércios não faz de você um salvador de vidas, mas um parasita que tira a comida de todos que dependem do próprio trabalho e não da política”.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!