Kalil libera clubes e feiras, e estende horário para bares e restaurantes

alexandre kalil coletiva de imprensa maio
Kalil anuncia reabertura de clubes e feiras (Moisés Teodoro/BHAZ)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou há pouco, no fim da manhã desta quinta-feira (6), nova abertura gradual das atividades na capital mineira. A partir de sábado (8), clubes e feiras poderão reabrir depois de quase dois meses fechados. Bares e restaurantes, por sua vez, terão horário estendido.

“Bares e restaurantes terão o horário limite estendido. Atualmente podem funcionar até 16h e passarão para 19h. Domingo também será liberado, com exceção justamente de bares e restaurantes, que continuarão fechados”, resumiu o prefeito. Além dos anúncios, Kalil reforçou a importância de responsabilidade para o Dia das Mães.

“Eu já não tenho a minha [mãe], mas muitos de vocês principalmente os mais jovens vão se encontrar com as mães, ou não, porque a morte do Paulo Gustavo é simplesmente a morte de um ente muito querido a todos, mas é mais um CPF que se foi e ele não passará o Dia das Mães com a mãe dele que está viva e ele é um rapaz de 42 anos”, iniciou.

“É esse recado que eu dou: um presente na porta, uma live, uso da imaginação, obviamente para aqueles que não moram com os pais. Tô fazendo todo esse preâmbulo porque todos tiveram mães, e os que as tem vivas, mantenham. Pelo andar da carruagem, será o último dia que passaremos [com restrições]”, concluiu.

Reabertura gradual

Em meados de abril, a PBH já havia permitido a retomada das atividades na capital após um mês de portas fechadas. Desde então, ficou permitido o funcionamento de vários setores do comércio não essencial – como academias e bares e restaurantes com venda de bebidas alcoólicas.

Na ocasião, Kalil havia garantido que, caso os indicadores de risco da Covid-19 continuassem registrando queda, como era esperado pela administração municipal, outras liberações deveriam acontecer ao longo das semanas seguintes.

Indicadores em queda

Os indicadores de monitoramento da pandemia na capital não têm registrado elevações bruscas desde que foi anunciada a reabertura. Nessa quarta-feira (5), data do balanço mais recente da prefeitura, tanto o número de ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) como os de enfermaria e a taxa de transmissão da doença registraram queda desde o início da semana.

Apesar da melhora, o Boletim Epidemiológico Assistencial da PBH aponta que a ocupação das UTIs segue em nível vermelho, de alerta máximo. De segunda a quarta, este indicador caiu de 77% para 76,1%. Já os leitos de enfermaria foram de 56,2% para 53,5% – nível amarelo de alerta – no mesmo período. A taxa de transmissão é a que tem os melhores índices: foi de 0,98 para 0,95.

No mesmo período de 72 horas, a capital registrou 2.897 novos casos de infecção pelo coronavírus. O número de vidas perdidas para a doença na capital mineira até o momento é de 4.445. As pessoas recuperadas somam 170.637 e outros 7.354 casos estão em acompanhamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!