Kalil lidera em BH com 58% de intenções de voto; JVX tem 4%, diz Ibope

alexandre kalil prefeitura bh
Atual prefeito tenta a reeleição na capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

Pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira (2), mostra que o prefeito da capital e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD), lidera a corrida em Belo Horizonte com 58% das intenções de voto. Na sequência, em segundo lugar, João Vitor Xavier (Cidadania) aparece com 4%. Na terceira colocação, Áurea Carolina (Psol) e Bruno Engler (PRTB) figuram empatados com 3%.

A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os candidatos Fabiano Cazeca (PROS), Wanderson Rocha (PSTU) e Wadson Ribeiro (PCdoB) tiveram menos de 1% das intenções de voto. O postulante Marcelo Souza e Silva (Patriota) não foi mencionado. 

Pesquisa

O levantamento foi contratado pela Rede Globo e ouviu 805 eleitores da capital, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo, ou seja, a chance de representar o atual cenário eleitoral, é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número: MG-08595/2020.

Debate

Nessa quinta (1º), 10 candidatos, das 15 opções para assumir a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), participaram do debate na Band. Alexandre Kalil não compareceu ao programa e sua a ausência foi alvo de críticas. João Vitor Xavier disse que a falta do prefeito “reflete sua gestão, pautada na falta de diálogo”.

João tenta rivalizar com Kalil e, em um dos momentos, chegou a se garantir em um possível segundo turno com o atual prefeito. “Queria perguntar para o Kalil, mas ele não veio, mas tenho certeza que no segundo turno vou poder olhar no olho dele para fazer essa pergunta”, afirmou.

Campanha

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) oficializou, nessa quinta (1º) o tempo de propaganda durante o período eleitoral de cada concorrente à PBH. João Vitor terá o maior tempo, seguido por Kalil. Nilmário Miranda (PT) vem na sequência com pouco mais de um minuto. Há candidatos que sequer terão direito. O horário eleitoral começará no dia 9 de outubro e se estende até 12 de novembro, às vésperas do primeiro turno das eleições.

Tempo de TV

JVX terá o maior tempo no horário eleitoral gratuito com 3 minutos e 16 segundos. A coligação “BH de verdade” é composta por oitos legendas, a maior do pleito municipal. Na sequência, aparece o atual prefeito e candidato à reeleição Alexandre Kalil, com 2 minutos e 46 segundos. Intitulada de “Coragem e Trabalho”, a coligação tem seis partidos aliados.

Nilmário terá 1 minuto e 4 segundos para apresentar as propostas no rádio e na TV. Os demais candidatos vão ter menos de um minuto. Confira como ficou o tempo do horário eleitoral gratuito:

  • João Vitor Xavier – 3 minutos e 16 segundos
  • Alexandre Kalil – 2 minutos e 46 segundos
  • Nilmário Miranda – 1 minuto e 4 segundos
  • Lafayette de Andrada (Republicanos) – 38 segundos
  • Luisa Barreto (PSDB) – 37 segundos
  • Wendel Mesquita (Solidariedade) – 19 segundos
  • Áurea Carolina (PSOL) – 16 segundos
  • Wadson Ribeiro (PCdoB) – 16 segundos
  • Marcelo de Souza e Silva (Patriotas) – 15 segundos
  • Rodrigo Paiva (Novo) – 14 segundos
  • Fabiano Cazeca (PROS) – 14 segundos

Os candidatos Cabo Xavier (PMB), Wanderson Rocha (PSTU), Marília Domingues (PCO) e Bruno Engler (PRTB) não terão espaço no horário eleitoral gratuito.

Edição: Roberth Costa
Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!