Kalil soberano e Leite superior apenas na Zona Sul: Confira como seu bairro votou

Alexandre Kalil (PHS) soberano em praticamente toda a cidade de Belo Horizonte, enquanto João Leite (PSDB) superior apenas na região Centro-Sul. São algumas das conclusões possíveis ao analisar mapa interativo do 2° turno das eleições na capital mineira divulgado pelo Bhaz.

Quanto mais escuro o verde, maior a vantagem do prefeito eleito Alexandre Kalil. Quanto mais escuro o azul, maior o predominância do candidato derrotado do PSDB, João Leite. O mapa adapta o resultado das 18 zonas eleitorais existentes em BH para os bairros correspondentes.

A partir do infográfico, é possível constatar a domínio do candidato do PHS no segundo turno. O ex-dirigente futebolista foi superior em 15 das 18 zonas eleitorais, sendo que a superioridade foi acima dos 58% dos votos válidos em parte da Zona Leste (bairros Esplanada, Vera Cruz, Alto Vera Cruz, São Geraldo, entre outros) e de Venda Nova (Serra Verde, Jardim dos Comerciários, Venda Nova etc.).

João Leite, por sua vez, conseguiu ultrapassar os 60% dos votos válidos na região Centro-Sul de Belo Horizonte: Lourdes, Savassi, Funcionários, Belvedere, Santa Lúcia, Sion, entre outros.

Izidora

Um dos principais trunfos de Kalil no segundo turno foi a defesa dos moradores da Ocupação Izidora, que abriga cerca de 8 mil famílias no bairro Granja Werneck, na Zona Norte de BH. “Ali não vai ter alvará de construção e a polícia só vai entrar se for pra urbanizar a área para as famílias”, disse, durante campanha, se referindo à ocupação.

izidora

Na 39ª Zona Eleitoral, cuja principal área é ocupada pelo bairro Granja Werneck, o então candidato do PHS praticamente dobrou a votação no 2° turno: de 20,9 mil para 41,7 mil votos. Já João Leite teve um crescimento de 33%: de 24,5 mil para 32,6 mil.

* Colaboraram Luis Bonolo Campos e Luciano Cafa

Thiago Ricci[email protected]

Editor-executivo do BHAZ desde agosto de 2018, cargo ocupado também entre 2016 e 2017. Jornalista pós-graduado em Jornalismo Investigativo, pela Abraji/ESPM. Editor-chefe do SouBH entre 2017 e 2018; correspondente do jornal O Globo em Minas Gerais, entre 2014 e 2015, durante as eleições presidenciais; com passagens pelos jornais Hoje em Dia e Metro, TVs Record e Band, além da rádio UFMG Educativa, portal Terra e ONG Oficina de Imagens. Teve reportagens agraciadas pelos prêmios CDL, Délio Rocha, Adep-MG e Sindibel.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!