Kalil se irrita com Zema por medidas contra coronavírus: ‘Preocupado com votos e não com vidas’

Kalil subiu tom contra Zema após anúncio de medidas contra a Covid-19 (Amira Hissa/PBH + Henrique Coelho/BHAZ)

Em meio à crise provocada pelo avanço do coronavírus em Minas, a população pode ter de enfrentar também uma disputa política entre o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD) e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo). O centro da confusão seria o recuo de Zema em relação a medidas já acertadas com Kalil para conter o avanço da doença.

O prefeito subiu o tom contra o governador, na tarde desta quarta (18), após Zema anunciar, em coletiva, as medidas para conter o avanço da doença no Estado. O motivo seria o recuo em medidas já alinhadas entre o Governo e a PBH. “O Governador me ligou. Já tínhamos combinado… Uma pena. Preocupado com votos e não com vidas”, escreveu Kalil no Twitter após o fim da coletiva de Zema.

O prefeito disse ainda que vai anunciar nesta quinta-feira (19), em uma transmissão ao vivo, novas medidas que a capital adotará em relação ao vírus. “Amanhã, Belo Horizonte anuncia suas medidas solitárias”, disse.

Um dos principais motivos para a irritação de Kalil seria o fechamento de bares e restaurantes em Belo Horizonte, estudado pela PBH e pelo Governo, para reduzir a aglomeração de pessoas. A possível adoção da medida causou receio em empresários, que temem que a pandemia do coronavírus resulte em desemprego e crise.

Em uma transmissão ao vivo realizada nessa terça (17), o prefeito chegou a elogiar Zema, caso ele tomasse a medida. “Se o governador cogitou fazer isso – fechar os bares e restaurantes – eu tenho o dever moral de cumprimentá-lo para que ele não arque com esse ônus sozinho. É um sinal de que estão tento a compreensão do tamanho da epidemia que está chegando no nosso Estado”, disse Kalil ontem.

Nesta quarta, Zema citou o prefeito de Belo Horizonte enquanto anunciava as ações do Governo. Ao falar sobre a interrupção de setores empresariais para evitar a aglomeração de pessoas, o governador disse que analisa as medidas propostas por Kalil.

“Sei que hoje o prefeito de Belo Horizonte já determinou uma série de restrições e estamos aqui analisando cada uma delas, na parte legal, para que possamos levar adiante na hora certa e necessária para esse tipo de ação que visa estar limitando o contágio”, disse.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!