Leo Picon chama criança de ‘traficante de Recife’ e se justifica após críticas: ‘Não pegou bem’

leo-picon
Leo Picon foi chamado de elitista por se referir à criança como ‘traficante de Recife’ (Reprodução/@leopicon/Instagram)

O empresário e influenciador digital Leo Picon virou assunto nas redes sociais após compartilhar um vídeo nos stories do Instagram se referindo a uma criança como “traficante de Recife”. No Twitter, vários internautas desaprovaram a atitude de Leo, fazendo com que o nome dele ficasse entre os assuntos mais comentados da rede nesta quarta-feira (1º). Após a repercussão, Picon fez uma série de stories se justificando pela atitude, que chamou de “brincadeira”.

Durante uma viagem que fez para Recife, capital de Pernambuco, nessa terça-feira (31), o empresário filmou uma criança nas ruas da cidade e disse que iria pedir informações para o “traficante de Recife”. Leo Picon estava gravando uma série de stories em que conversava em espanhol com os amigos, dentro do carro em que estava.

Num espanhol embolado, o influenciador digital disse que iria mostrar como se fala em espanhol com os “traficantes de Recife”, e abaixou o vidro do carro para conversar com uma criança que se aproximava. Ele cumprimentou o menino, perguntou se ele estava bem e pediu informações sobre um local. “Traficante de informações”, escreveu na legenda.

‘Rico que curte humilhar pobre’

A repercussão negativa começou nessa madrugada, com vários usuários apontando o teor elitista da atitude de Leo Picon. Alguns ainda torceram para que os pais da criança processassem o empresário por ter se referido ao menino como traficante e ter usado a imagem dele sem autorização.

“Imaturo, irresponsável e sem caráter! Não há uma palavra ideal para descrever o lixo que Leo Picon é. Partiu meu coração ver a inocência da criança. Leo Picon faz parte do padrão rico que curte humilhar pobre para se sentir bem. Espero que seja processado pela mãe do garoto!!”, opinou uma pessoa.

Outro internauta disse: “Tomara que a mãe da criança meta um processo no Leo Picon, além de divulgar imagem na rede social chamou de traficante”. E teve gente que disse que não se surpreendeu com a atitude do influenciador digital: “Nunca suportei o Leo Picon e nem a irmã dele, portanto, nada me surpreende vindo dele”. Confira:

Leo Picon diz que era brincadeira

Com os comentários negativos chegando, Leo Picon se pronunciou em suas redes sociais sobre o assunto. No Instagram, o empresário explicou a situação, justificando que fazia parte de uma brincadeira em que ele fazia o personagem de uma máfia espanhola.

“Eu fiz questão de escrever ‘traficante de informação’ porque pô, dentro do contexto todo… Agora pegam esse trecho do vídeo e colocam em diversos portais, e fica saindo que eu chamei uma criança de traficante, e começam a levantar pautas de elitismo e de sei lá o quê, quando na verdade não tem nada a ver, foi uma brincadeira”, disse Leo.

Ele ainda acrescentou que dar destaque para esse trecho de seus stories “facilita para as pessoas que desejam atacá-lo”. Picon continuou: “Eu não humilhei ninguém, não tive essa intenção, e muito pelo contrário, eu fui para Recife para dar start num projeto”.

‘Essa fala não tem esse peso todo’

“Pegarem um fragmento tão pequeno dessa viagem, 15 segundos que eu estou fazendo um personagem, estou interpretando uma parada em espanhol e colocarem isso, me magoa muito. Dentro de um personagem, dentro de uma brincadeira, essa fala não tem esse peso todo que vocês estão colocando”, afirmou. Veja os stories completos:

Empresário diz que story foi tirado de contexto

Na manhã de hoje, Picon voltou a postar um vídeo com o garoto, e falou mais um pouco sobre a repercussão do assunto. Segundo ele, pessoas o atacaram mandando mensagens dizendo para ele tirar a própria vida. Leo ainda justificou que o motivo seria os portais terem colocado seu story fora de contexto.

“Tentam fazer eu me sentir a pior pessoa do mundo por ter feito isso, sem eu ter atacado ninguém, sem ter feito nenhuma acusação ou associação verdadeira. A verdade é que essas pessoas só querem despejar o ódio que têm dentro de si em alguém”, declarou o empresário.

O influenciador digital ainda acrescentou que a narrativa de que ele humilhou o garoto foi inventada. “Fica fácil me atacar sob a narrativa inventada que ‘humilhei uma criança’, difícil é mudar a verdade e colher os frutos dela. Planto e colho amor! O ódio alheio é chuva pra mim!”. Confira os tuítes de Leo Picon:

Influenciador reconhece o erro

Já no início desta tarde, Picon apagou os stories em que justificava a situação e postou outros pedindo desculpa e assumindo o erro. De acordo com o empresário, ele conversou com Whindersson Nunes, e o humorista lhe explicou o porquê de sua atitude ter ofendido muitas pessoas.

“Eu pude entender a ferida que eu mexi, eu gostaria de pedir desculpas a todos, ao garoto, à família, estou tentando entrar em contato com eles”, afirmou. O empresário disse que Whindersson se preocupou com suas intenções, e por isso entrou em contato. “Dentro desse contexto, essa brincadeira não pegou bem, e num primeiro momento eu quis me defender”.

“Após ter tempo para pensar e conversar com pessoas também, assim como ele conversou, e reconhecer meu erro. Mas como eu falei, nem sempre os nossos resultados estão alinhados às nossas intenções. E quando isso acontece a gente tem que reavaliar”, acrescentou o influenciador digital.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!