Logo da PM aparece em outdoor convocando para manifestação de 7 de setembro em MG

outdoor manifestação
Corporação solicitou retirada da logomarca (Reprodução/Redes sociais)

O feriado de 7 de setembro vai ser marcado por várias manifestações por todo país. Em Raul Soares, na Zona da Mata Mineira, um “evento cívico” está programado para acontecer. No entanto, chamou a atenção um outdoor instalado tendo a logo da PMMG como apoiadora do movimento. O Governo de Minas informou ao BHAZ que a Polícia Militar procurou os organizadores do ato solicitando a retirada da logomarca. O mesmo foi feito pelo Sicoob União.

“Resgatando o patriotismo em nossa cidade. Participe! Traga a sua família”, diz o outdoor instalado pela cidade mineira. O ato está sendo organizado pelo movimento “Raul Soares Patriota”. A colocação da logo da PM como apoiadora do ato provocou repercussão.

O deputado estadual Betão (PT) encaminhou um requerimento ao governador Romeu Zema (Novo) pedindo explicações. “Bolsonaro e seus apoiadores têm convocado manifestações políticas anti-democráticas para essa data, com termos similares, e que em hipótese nenhuma deveriam envolver qualquer participação da instituição Polícia Militar”, disse.

O parlamentar ainda pediu que o governador prestasse “esclarecimentos à toda sociedade”. “Não podemos aceitar a tutela militar, seja ela exercida pelas forças armadas ou pelas forças policiais”.

Retirada

Procurado pelo BHAZ, o Governo de Minas informou que o estado não vai realizar celebrações que promovam aglomerações no Dia da Independência devido à pandemia do novo coronavírus.

“Sobre a possibilidade de protestos populares na data, o governo destaca que esse é um direito constitucional e que a PMMG fará o monitoramento para avaliar a necessidade de planejar uma ação de segurança quando houver a confirmação dos atos em qualquer cidade do estado”, afirmou em nota.

Com relação ao outdoor instalado em Raul Soares, o governo esclareceu que a PM “não tem qualquer participação no referido evento”. “A PMMG solicitou aos organizadores a retirada da logomarca da corporação da peça publicitária, o que já ocorreu”.

Além da logo da PM, também foi retirada a marca do Sicoob União. A reportagem foi informada que a instituição “não autorizou o uso de sua marca no referido outdoor veiculado na cidade” e que “não tem qualquer participação no evento”.

“A instituição foi surpreendida e, assim que soube do caso na última semana, solicitou aos organizadores que retirassem sua logo da peça publicitária”, esclareceu em nota.

outdoor sem logo
Logomarca foi retirada na noite de terça (PMMG/Divulgação)

Nota do Governo de Minas

“Devido à pandemia da covid-19 e, diante a todos os cuidados sanitários necessários, não serão realizadas celebrações pelo Estado que promovam aglomerações no Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. Sobre a possibilidade de protestos populares na data, o governo destaca que esse é um direito constitucional e que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fará o monitoramento para avaliar a necessidade de planejar uma ação de segurança quando houver a confirmação dos atos em qualquer cidade do estado. A respeito do outdoor sobre manifestação na cidade de Raul Soares, na Zona da Mata, a PMMG informa que não tem qualquer participação no referido evento e solicitou aos organizadores a retirada da logomarca da corporação da peça publicitária, o que já ocorreu”.

Nota do Sicoob União

“O Sicoob União, com sede em Raul Soares (MG), informa que não autorizou o uso de sua marca no referido outdoor veiculado na cidade. A instituição foi surpreendida e, assim que soube do caso na última semana, solicitou aos organizadores que retirassem sua logo da peça publicitária. A cooperativa reforça que não tem qualquer participação no evento”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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