Manifestantes se mobilizam em ato contra governo Bolsonaro em BH

manifestação bh
Os manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital (Reprodução/@LudDiniz + @joaovitorjv/Twitter)

Dezenas de manifestantes se reuniram na tarde deste sábado (19) na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, para pedir o impeachment do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O ato, que nas redes sociais foi apelidado de #19JForaBolsonaro, acontece simultaneamente em várias cidades do país e também reivindica mais vacinas contra a Covid-19.

Na capital mineira, a manifestação está sendo apoiada por diversos partidos, movimentos sociais e estudantis e até mesmo por torcidas organizadas dos principais times mineiros. Além de condenarem a condução de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia e o autoritarismo do governo, os manifestantes também levaram às ruas de Belo Horizonte cartazes e bandeiras que abordam as causas antirracista, feminista e LGBTQI+.

O ato começou por volta das 13h30 e os manifestantes caminharam rumo ao centro de Belo Horizonte durante a tarde. Ainda não há estimativa de quantas pessoas foram às ruas na capital mineira. A recomendação dada pelos organizadores é de que todos usem máscara (preferencialmente do tipo PFF2) e álcool gel, mantenham o distanciamento e, se possível, levem máscaras para doação.

Confira algumas imagens da manifestação em Belo Horizonte:

Manifestações pelo Brasil

Milhares de manifestantes se reuniram na manhã deste sábado (19) em diferentes cidades do país em protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre os maiores atos, estão os de Brasília, com manifestantes na Esplanada dos Ministérios, e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o protesto está marcado para as 16h, na avenida Paulista. (veja aqui)

As manifestações ocorrem no dia em que o país atinge a marca de 500 mil mortos pela Covid e menos de um mês após os atos de 29 de maio, que atraíram milhares de pessoas em prol das mesas reivindicações.

Até sexta-feira (18), estavam confirmados atos em mais de 400 cidades de todos os estados brasileiros, incluindo as 27 capitais. No exterior, a previsão era a de concentrações em 41 cidades, em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Portugal, Itália, Finlândia e Argentina.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!