Mapa mostra ‘lanches’ mais pedidos no Brasil durante a pandemia

entregadores
Aumento nas entregas durante a pandemia foi de quase 150% (Moisés Teodoro/BHAZ)

Com mais de um ano de pandemia, o delivery foi um grande aliado de muitos brasileiros para encarar os longos períodos em casa. Mas você sabia que os itens mais pedidos nos últimos 12 meses foram açaí, sushi e esfirra? É isso o que mostra o levantamento do Brasil em Mapas, que faz a análise pelo Google Trends e TwitterData, as maiores plataformas de busca da atualidade.

Em Minas Gerais, a comida mais pedida pelos mineiros foi nada menos que… frango assado. A pesquisa foi feita para avaliar o que os brasileiros estão buscando para matar a fome durante este período de isolamento, principalmente com bares e restaurantes funcionando, em sua maioria, por delivery.

Na região Sudeste do Brasil, as preferências são para frango assado e esfirra. No Sul, os maiores pedidos foram dois pratos tradicionais de plataformas de delivery: sushi e pizza. Já para os nortistas, a disputa fica entre o açaí, sushi, esfirra e frango assado. Na região Centro-Oeste, os estados se dividem entre pedir sanduíche, esfirra e sushi e, no Nordeste, os companheiros de isolamento foram açaí, pizza, comida chinesa e lasanha.

R$ 2 milhões em apenas um mês

Os gastos com os principais aplicativos de entregas de comida, como o Rappi, iFood e Uber Eats, cresceram 149% no ano passado. Pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, avaliou mais de 46 mil usuários entre os meses de janeiro e dezembro de 2020.

Dezembro foi o mês com o maior número de despesas, somou R$ 2.184.752,54 gastos com aplicativos delivery. Comparado com o mês de março, pico da pandemia e de maior queda nas despesas por aplicativo no Brasil, o aumento foi de 187%.

O aplicativo iFood foi o que apresentou maior aumento de gastos pelos usuários. Em comparação a janeiro e dezembro, o aplicativo teve crescimento de 172%. Já o Rappi e o UberEats tiveram aumento de 121% e 37%, respectivamente.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!