Marca carioca faz promoção com nome de Kathlen Romeu e vira alvo de críticas

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Kathlen Romeu trabalhava como vendedora em uma das unidades da Farm (Reprodução/@updatechartuc/Twitter)

Atualização às 19:32 do dia 09/06/2021 : Matéria atualizada com resposta da marca envolvida no caso

A marca de roupas Farm vem recebendo críticas nas redes sociais nesta quarta-feira (9), após fazer uma postagem a respeito da morte de Kathlen Romeu, que era funcionária de uma das lojas da empresa. No post, a marca lamenta a morte da jovem e informa que todas as vendas feitas com o código da vendedora terão parte do lucro destinado à família da vítima.

Kathlen de Oliveira Romeu trabalhava em uma das unidades da marca, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Na tarde de ontem, a jovem de 24 anos, que estava grávida de quatro meses, morreu baleada durante uma ação policial. Ela foi vítima de um tiroteio que acontecia entre policiais militares e criminosos da comunidade do Lins (relembre aqui).

Com isso, a empresa decidiu prestar condolências pela morte da funcionária através de uma postagem no Instagram, com a hashtag “JustiçaPorKathlen”. O post diz: “Lamentamos profundamente que nossa querida Kathlen Romeu e o bebê que gestava há 14 semanas, tenham sido alvo de mais um intolerável episódio de violência urbana ontem em nossa cidade”.

Código de Kathlen

A Farm estendeu as condolências à família de Kathlen Romeu, e afirmou que eles terão todo o apoio e suporte da marca “em tudo o que se faça necessário”. A empresa ainda comunicou que divulgará a data e o horário do sepultamento da jovem, que também era design de interiores. Segundo a postagem, os funcionários estariam montando uma homenagem para Kathlen na unidade onde ela trabalhava.

Após lamentar a morte, a marca acrescentou à postagem que todas as vendas feitas com o código de vendedora de Kathlen Romeu teriam o lucro que ela receberia revertido para a família da jovem. “A partir de hoje, toda a venda feita no código de Kathlen – E957 – terá sua comissão revertida em apoio para sua família. Reforçando que nós também vamos apoiá-la de forma independente e paralela”, diz trecho do post.

“Nos comprometemos a acelerar ainda mais nossos processos de inclusão e equidade racial para transformar as cruéis estatísticas que levam vidas jovens negras como a de Kath a cada 23 minutos no nosso país”, disse a marca. A Farm finalizou a postagem com a frase “vidas negras importam”. Confira:

Internautas repudiam ação

A ação da empresa de vestuário teve uma repercussão bastante negativa nas redes sociais, e o nome da marca chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Vários internautas acusaram a Farm de querer lucrar com a morte de Kathlen Romeu, e repudiaram a atitude, dizendo ter sido desrespeitosa.

Nos comentários da postagem do Instagram, uma internauta disse: “Não vejo motivo para vocês seguirem com essa ideia estapafúrdia de lucrar com a morte dela. Vocês tiveram lucro milionário em 2020, podem perfeitamente ajudar a família no que precisar sem lucrar com isso”.

‘Patético, desrespeitoso’

Já no Twitter, os comentários sobre a ação não foram muito diferentes. “A Farm fazendo a Kathlen trabalhar depois de morta para reverter a comissão dela em vendas pra família. Eu tô-“, comentou uma pessoa. Uma outra usuária protestou: “A Farm não cansa!!!! A comissão da Kathlen vai ser revertida pra família – comissão – como se ela tivesse trabalhando. Porém ela tá morta! Patético, desrespeitoso demais. Lucrar com um corpo preto assassinado”.

“O que a Farm está fazendo, basicamente, é continuar explorando a força de trabalho da Kathlen mesmo depois dela ter sido assassinada”, apontou Caio César. Veja um pouco mais da repercussão causada pela ação da marca:

Farm assume erro

Ao longo desta tarde, o BHAZ procurou a Farm a respeito das críticas e acusações oriundas da ação com o código de Kathlen Romeu, a resposta veio no final da tarde (leia abaixo). Na página do Instagram, a marca editou o post original e publicou uma nota pedindo desculpas e avisando que o código não está mais disponível.

Leia a nota da empresa na íntegra

A FARM vem a público se desculpar pela ação que envolveu o uso do código de vendedora de Kathlen Romeu nesse momento tão difícil. Entendemos a gravidade do que representou esse ato, por isso, retiramos de uso o código E957. Reverteremos integralmente 100% das vendas geradas através do código no dia de hoje para sua família.

E reforçamos que vamos continuar dando todo o apoio necessário de maneira independente, como fizemos desde o primeiro momento em que recebemos a notícia. Olhamos hoje pra FARM com a consciência da nossa função social na redução das desigualdades e seguiremos acelerando todos os nossos programas de inclusão e equidade. Agora o momento é de luto e acolhimento.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

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