Marcelo Moreno, do Cruzeiro, critica realização da Copa América no Brasil

marcelo moreno cruzeiro
Marcelo Moreno não poupou críticas à Conmebol (Reprodução/@ggaleixo/Instagram)

O atacante Marcelo Moreno, jogador do Cruzeiro e da Seleção Boliviana, teceu duras críticas à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) pela realização da Copa América no Brasil. Em postagem no Instagram, nessa terça-feira (15), o atleta reproduziu uma reportagem que mostrava 52 casos de Covid-19 nas delegações do torneio. Por conta da publicação, a Conmebol abriu processo disciplinar contra o jogador, que apagou a postagem das redes.

“Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês! Se uma pessoa morrer, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?”, escreveu o atacante em postagem feita nos stories do Instagram. A declaração veio juntamente com uma reportagem do Globo Esporte, que mostra que, segundo o Ministério da Saúde, são 52 contaminados por Covid-19 no torneio, sendo 33 jogadores e membros das delegações e 19 pessoas terceirizadas para o evento.

Reprodução/Instagram

Processo disciplinar

De acordo com o Globo Esporte, a Conmebol entrou com um processo disciplinar contra o atacante do Cruzeiro. O órgão entendeu que o jogador cometeu uma infração ao regulamento do torneio por “faltar com respeito e agir de maneira ofensiva” e “realizar manifestações difamatórias”.

Moreno pode ser enquadrado no Artigo 7 do Código Disciplinar da competição, que prevê: advertência, aviso, multa, devolução de prêmios e retirada de título. O atleta tem até as 18h desta quinta-feira (17) para apresentar sua defesa. Logo após a decisão da Conmebol, o jogador apagou a postagem.

Apoio

Nas redes sociais, as pessoas apoiaram a atitude do atleta boliviano. “Não basta promover a Covid, a Conmebol pratica censura. O futebol institucional tem que acabar. Fogo em Conmebol, CBF, esses lixos, salve a pelada de várzea”, disse um internauta. “Tão punindo o cara por falar a verdade??? Essa Conmebol é uma vergonha mesmo”, disse outra pessoa nas redes sociais.

As críticas à Conmebol continuaram por diversas postagens no Twitter. “Vai tomar processo porque disse uma verdade que nenhum outro teve coragem de dizer”; “A verdade dói! Como são sujos”. Outros cobraram apoio de mais jogadores: “Cadê a solidariedade dos craques da seleção brasileira? De outras seleções? Marcelo Moreno vai ficar sozinho nessa?”.

Veja mais repercussão:

Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Editor e repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Comentários