Mensagem de Dia das Mães com Paulo Gustavo gera homofobia

paulo gustavo dona herminia patos de minas
Homenagem foi postada pela Câmara de Patos de Minas no Dia das Mães (Reprodução/Instagram)

Uma postagem feita pela Câmara de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, em homenagem ao Dia das Mães, com uma foto do ator Paulo Gustavo, gerou comentários homofóbicos. A mensagem traz algumas frases ditas por Dona Hermínia, dos filmes da série Minha Mãe É Uma Peça, no qual o humorista viveu uma mãe tipicamente brasileira. Até mesmo um vereador da cidade chegou a fazer comentários ofensivos.

No post, a Câmara Municipal diz: “É com os famosos bordões de Dona Hermínia que hoje homenageamos uma das figuras mais nobres e edificantes da terra, as mães”. E completa na sequência: “Tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão parecidas, cada mãe é única e igualmente especial. Umas dona Hermínia, outras dona Maria… Não há padrão, o amor é a regra”. Mesmo com a boa intenção, a postagem não agradou a todos.

Nos comentários, muitos elogios à iniciativa. “Show de arte, show de homenagem. Todas nós mães sempre temos um pouquinho da Dona Hermínia”, escreveu uma internauta. “Arrasaram! Não poderiam ter feito homenagem melhor”, disse outra. “Parabéns pelo post, uma linda homenagem às mães, e também lembrando esse grande artista que perdemos”, disse uma terceira.

Críticas negativas e homofobia

Contudo, vários comentários homofóbicos também foram registrados. “Quanta aberração por aqui”, chamando alguns comentários de “mimimi”. Uma outra pessoa também criticou a postagem e chamou a homenagem de “lacração”. “Lacrar faz parte dessa nossa geração. Câmara representa bem. Porque tem uns que gostam, né. E tem uns pseudos jornalista que…”, disse.

O vereador Zé Luíz, do Podemos, também não gostou da homenagem. “Será que não poderiam ter feito outra arte? Mais profunda e dedicada as verdadeiras mães? A Câmara Municipal de Patos de Minas não pode ser extensão da militância esquerdista. Não é a primeira vez que utilizam os canais de comunicação da Câmara para militar/lacrar”, disse o vereador em um comentário.

Reprodução/Instagram

“Me senti envergonhada pelo seu comentário. Dona Hermínia foi um presente de Paulo Gustavo para todas nós, mães. Um reconhecimento por todo esforço que dispensamos diariamente nos cuidados com nossos filhos. Ele, com a sua arte, acalentava os corações dos brasileiros. Eu, como cidadã patense, peço desculpas por esse absurdo”, disse uma internauta. “Te falta cultura, interpretação de texto e educação. Espero que melhore na próxima vida”, disse outro das centenas de comentários que o vereador recebeu.

Após a repercussão negativa, o vereador gravou um vídeo de posicionamento nas redes. “Eu não tenho preconceito nenhum, com ninguém, com o que quer que seja a opção [o correto é orientação] da pessoa. Inclusive tenho amigos que são homossexuais. Na minha publicação está claro que não fiz nenhuma menção atacando os homossexuais”. Assista na íntegra:

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes
Vitor Fernandesvitor.fernandes@bhaz.com.br

Editor e repórter do BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018 e 2019) e Sindibel (2019).

Comentários