Mercado Central de Belo Horizonte! O que comer durante esse passeio?

Mercado Central de Belo Horizonte
Mercado Central de Belo Horizonte é referência em gastronomia mineira. (Arquivo/Moisés Santos)

O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos pontos turísticos mais procurados por visitantes e moradores da capital mineira. Sobretudo, os comércio do local são um atrativo à parte e a culinária fala por si só. Do fígado acebolado com jiló à limonada! Não faltam opções para aqueles que querem aproveitar esse passeio gastronômico na cidade.

A inauguração do Mercado Central de Belo Horizonte aconteceu em 7 de setembro de 1929. Nessa época, a capital mineira tinha apenas 31 anos. Assim, com o tempo, o espaço se tornou um ponto de encontro para turmas de amigos, famílias e turistas, com atrativos culinários pra lá de especiais.

O que comer no Mercado Central de Belo Horizonte?

O BHAZ preparou uma lista de lanches e petiscos para você comer durante a ida ao Mercado Central de Belo Horizonte. Portanto, papel e caneta em mãos para não perder nenhuma dessas delícias.

Fígado acebolado com jiló

Esse é um dos principais pratos quando se fala em Mercado Central de BH. O fígado cortado em bifes mais grossos vem acompanhado de jilós fatiados em rodelas para serem degustados pelo visitantes. O prato é tradicionalíssimo e pode ser encontrado em vários bares, dessa forma, não tem desculpas para não saborear.

Assim, há quem diga que o segredo do sucesso do fígado acebolado com jiló do Mercado Central de BH está no ares do mercado. Um dos restaurantes mais tradicionais a oferecer o prato é no Bar da Lora.

Limonada

No calor da capital mineira se refrescar é preciso! Uma parada que deve entrar no roteiro é na Tradicional Limonada do Mercado Central de Belo Horizonte. Afinal, por lá você pode tomar essa deliciosa bebida na hora ou levar para casa. Tem da versão em copo de 200 ml até a garrafa de 1 litro.

Os sabores da limonada também variam das tradicionais, com e sem açúcar, até a limonada com groselha, limonada com mate e caipirinha. Sendo assim, tem refrescância para todos os paladares. Acompanhada do bolinho de feijão, este é o chamado kit indispensável ao visitante.

Mexido

O mexido é a cara do povo mineiro! E, em resumo, no Mercado Central de Belo Horizonte é possível encontrar versões maravilhosas desse prato.

Carne, legumes, arroz temperadinho, ovo de codorna frito e pimenta biquinho. Está pronto o saboroso Mexidoido Chapado, do Casa Cheia – Bar e Restaurante. O prato é mais um daqueles típicos do Mercado, portanto, deve estar na lista de quem visita o ponto turístico da capital mineira.

A apresentação do Mexidoido Chapado já dá água na boca, sendo assim, resistir é quase que impossível.

Broa de milho ou de fubá

Quem resiste a uma saborosa broinha de milho e um café? E uma broa de fubá com queijo? No Mercado Central de BH você pode degustar esses típicos lanches mineiros no Café Dois Irmãos ou no Comercial Sabiá. Em resumo, uma combinação perfeita para os amantes da culinária mineira.

O Café Dois Irmãos atrai desde a população local, artistas e integrantes da classe política. Se quiser se deliciar com uma broinha de milho basta passar na Loja 30 do Mercado Central de BH.

Já o Comercial Sabiá tem uma das melhores broas de fubá com queijo da capital mineira. Da mesma forma, a Loja 136 do Mercado se destaca pelo pão de queijo com perfil e queijo de tirar o fôlego.

Empadas

Os recheios são diversos, de queijo, frango com catupiry, bacalhau e até de jiló. Em síntese, não faltam opções para quem quiser saborear uma empada no Mercado Central de Belo Horizonte.

O Ponto da Empada conta com um cardápio extenso, com várias opções. Afinal, a casa oferece até recheios doces.

Entre os sucessos da loja está a deliciosa empada de frango com azeitona inteira (receita raiz e com recheio caprichado). Portanto, é um lugar perfeito para quem ama esse salgado.

Queijos

Por fim, para os amantes de queijo, é possível degustar diversos tipo ao visitar as queijarias do Mercado Central de Belo Horizonte. Fresco, meia cura ou curado! Recheado ou cremoso! Tem opções para todos os gostos e de diversas regiões do estado.

Entre as lojas mais tradicionais estão: Trailler e Cia, Tupiguá e Roça Capital. Dá para comprar um pedacinho de queijo e sair degustando. Os estabelecimentos também vendem outros produtos mineiros como doces e cachaças.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!