Minas confirma primeiro caso da variante indiana do novo coronavírus

maca profissionais saúde
Paciente está hospitalizado tratando da doença (Amanda Dias/BHAZ)

Minas Gerais confirmou o primeiro caso de paciente infectado pela cepa indiana do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo Governo de Minas na noite dessa quinta-feira (27). A pessoa contaminada está hospitalizada em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata.

De acordo com o governo, “o homem se deslocou de carro de São Paulo a Juiz de Fora”. A idade dele não foi revelada. Ainda conforme a nota enviada, o paciente teve contato apenas com a esposa. A mulher “está assintomática, em isolamento social e sendo monitorada”.

O Brasil já soma oito casos com a variante originária da Índia. A cidade de São Luís, capital do Maranhão, contabiliza seis diagnósticos positivos, e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, um.

Mais transmissível

A cepa indiana preocupa especialistas, pois ainda não se sabe muito sobre ela. O BHAZ entrevistou ontem o médico infectologista Carlos Starling que se mostrou preocupado com esta nova mutação do vírus, ainda mais com a chegada do feriado prolongado de Corpus Christi.

“A cepa já está circulando no país e pode se disseminar rapidamente com as viagens que as pessoas fazem de um lugar para o outro. Ainda não sabemos se ela é mais letal, mas sim que é mais transmissível”, alertou o especialista que integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

Covid-19 em Minas

O Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) aponta que o estado tem 1.545.702 casos confirmados de Covid-19 e 39.784. Os números são do informe de ontem. O número de pacientes recuperados chegou a 1.420.363 e os em acompanhamento 85.555.

Minas tem 134.995 pacientes internados tratando a doença e 1.410.707 em isolamento domiciliar. A faixa etária com o maior número de mortos é de 60 anos ou mais com 29.752 registros. O estado já aplicou 4.714.937 primeiras doses do imunizante contra a Covid-19 e 2.314.689 da segunda e última.

O boletim pode ser visto aqui.

Nota do Governo de Minas

“O Governo de Minas informa que está internado em Juiz de Fora um paciente com diagnóstico de COVID-19, infectado pela nova cepa originária da Índia. O homem se deslocou de carro de São Paulo a Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ele teve contato apenas com sua esposa, que está assintomática, em isolamento domiciliar e sendo monitorada”.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!