Minas Gerais já perdeu 110 bebês, crianças e adolescentes para Covid-19

morte infantil covid minas
Doença atingiu até mesmo bebês menores de um ano (Fotos Públicas/SECOM/Salvador)

A pandemia da Covid-19 já levou a vida de 110 bebês, crianças e adolescentes em Minas Gerais. O balanço da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) mostra que a mortalidade pelo vírus atinge não só adultos, mas também o grupo mais jovem.

As 110 vidas perdidas estão entre as 45.036 mil pessoas que morreram em solo mineiro em decorrência dos sintomas mais graves da doença.

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (23) pela SES-MG, o registro mais recente de morte é de uma criança que tinha entre 1 e 9 anos de idade. Detalhes sobre o sexo, idade exata e município de moradia, não são divulgados pela secretaria.

Jovens vítimas

Ainda segundo o levantamento, Minas perdeu 31 vidas de pequenos de até um ano de idade, além de outras 30 com faixa etária entre 1 e 9 anos. Já o número de adolescentes que não resistiram ao vírus é de 49.

Do total de óbitos, 72% dos cidadãos de Minas tinham mais de 60 anos. No Estado, a taxa de letalidade do novo coronavírus é de 2,6%. O número de casos confirmados até o momento é de 1.757.649, outros 86.213 estão em acompanhamento e mais de um milhão e meio de pessoas conseguiram se recuperar da doença.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!