Minas libera academias, salões e clubes e amplia horário de bares na Onda Vermelha

academia
Academias, clubes e salões de beleza de municípios inseridos na onda vermelha poderão funcionar até as 19h (IMAGEM ILUSTRATIVA/Unsplash)

A partir desta sexta-feira (11), academias, clubes e salões de beleza de municípios inseridos na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente poderão funcionar até as 19h. As novas regras foram definidas pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que traçou uma nova categoria para esta fase.

Segundo o secretário adjunto de Saúde, André Luiz Moreira, as mudanças devem seguir todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus e foram permitidas devido à possibilidade de controle das atividades.

“Considerando que esses equipamentos permitem o controle de acesso dos usuários, foi entendido que haveria possibilidade de permissão do funcionamento, mesmo numa situação de cenário desfavorável, mantendo todas as medidas de proteção”, explica.

Dia dos Namorados

As regras também foram ajustadas para o fim de semana do Dia dos Namorados. Nos dias 11, 12 e 13 de junho, bares e restaurantes podem ficar de portas abertas até às 22h. Passado este fim de semana, o funcionamento de bares e restaurantes volta a ser limitado até 19h, sendo permitido apenas delivery após esse horário, sem possibilidade de retirada de alimentos e bebidas no balcão. Festas e shows permanecem proibidos.

Onda Vermelha em Minas

No momento, 12 macrorregiões do estado estão na Onda Vermelha, enquanto as macros Triângulo do Norte e Vale do Aço permanecem na Onda Amarela. As únicas alterações de onda foram para as macrorregiões Norte, que regrediu da amarela para a vermelha, e Triângulo do Sul, ao deixar o Cenário Desfavorável e agora se enquadrar nas regras básicas da Onda Vermelha.

Já as macrorregiões do Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro-Sul continuam consideradas em Cenários Epidemiológico e Assistencial Desfavoráveis, o que revela que a situação da pandemia continua crítica.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!