Mineiro bomba nas redes com humor ácido em cenários da Grande BH

Hian Grylls influencer santa luzia tiktok
Hian Grylls faz sucesso nas redes com vídeos divertidos na Grande BH (Reprodução/Instagram)

Você provavelmente já se deparou com algum vídeo de Hian Grylls nas redes sociais. O mineiro Hian Junio Santos Oliveira, de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem mais de 800 mil seguidores no TikTok e 44 mil no Instagram. Ao BHAZ, o jovem de 19 anos, de origem humilde, conta que agora consegue ajudar a família e viver com a renda dos vídeos, que teve uma explosão durante a pandemia da Covid-19.

Hian está no 4º período do curso de Publicidade e Propaganda, na PUC Minas. Apaixonado pela criação de vídeos desde os 13 anos, o sucesso mesmo chegou durante a pandemia. “Comecei pelo YouTube, fui ficando por lá, mas não deu muito certo. Aí dei um tempinho, mas nunca desisti. Sempre gostei do ramo do humor”, começa o jovem.

Jovem está bombando (Arquivo pessoal/Hian Grylls)

800 mil seguidores

Ele conta que no início da pandemia percebeu que a rede de origem chinesa estava bombando. “Vi que estava rolando uma explosão no TikTok, aí decidi investir, mas sem muita esperança. Peguei situações rotineiras de BH e Santa Luzia, coisas que eu passo, dando meu toque de humor. Eu tinha 38 seguidores em março, a explosão para chegar aos 800 mil foi rápida, o pessoal gostou bastante, se identificou”. No Instagram, em março, ele tinha 4 mil seguidores e, agora, já são mais de 44 mil.

O influencer explica que o TikTok tem uma abrangência mais nacional, enquanto o Instagram é algo mais regional. “Estou tentando reformular os conteúdos do Instagram para ficar ainda mais focado no meu público. Existe uma migração entre as redes, mas ainda é pequena, o pessoal está vindo aos poucos”.

O jovem demorou um pouco para entender a dimensão do sucesso. Hian conta que foi se dar conta, mesmo, há dois fins de semana. “Eu saí com alguns amigos e fui a um shopping passear. As pessoas começaram a me parar e pedir fotos, me reconheciam. Achei uma coisa surreal”, compartilha. “Primeiramente, estranhei e fiquei admirado com a dimensão que tinha tomado isso tudo. Vejo que o pessoal manda muitas mensagens no direct falando que eu alegro o dia delas, que acharam uma forma de escape nos meus vídeos, nas minhas redes sociais. Ainda estou digerindo tudo isso, mas fico muito feliz”.

@hiangrylls

Tão de boa negah ? #humor #comédia #calmo #SeTaRuim

♬ som original – Hian Grylls

Apoio da família e vovó fã número 1

A vida do estudante mudou radicalmente em muito pouco tempo. O apoio da família, antes mais tímido, agora é total. “Agora consigo tirar minha renda toda nos meus vídeos. Minha família começou a apoiar mais depois que deu resultado mesmo. Anteriormente, o apoio era menor. Meu pai não gostava muito do meu conteúdo, já me pediu para apagar alguns”, lembra.

O sonho de Hian é seguir nessa carreira e tentar alcançar a marca de 1 milhão de seguidores no TikTok. Para isso, ele conta com uma torcida muito especial, da dona Maria dos Anjos, de 81 anos. “Minha vó me apoia muito, ama gravar comigo, faz o show dela, dança e se diverte. Ela é uma das pessoas que mais me apoia”.

Público infantil e perseverança

Um dos maiores desafios de Hian é tentar regrar quanto à linguagem que utiliza nos vídeos. “Muitas crianças me seguem. Recebi vários comentários de pais dizendo que adoram meus vídeos, mas pedindo para melhorar o linguajar, por conta de algumas palavras, conotações que uso”, explica.

O jovem nunca desistiu do sonho, afirma que sempre “correu atrás”. “Numa cidade onde não temos oportunidade de mostrar nossa arte, se desenvolver através dela, sempre perseverei. Acho que represento essa parcela de pessoas que nunca desistiram, seja na arte ou não. Mesmo com poucos recursos, sem ter uma câmera boa”, recorda.

“Venci a barreira da vergonha. Sempre tive muito medo de gravar usando uma peruca, usando a roupa da minha mãe, por exemplo. Eu passei por cima disso pensando naquilo que sempre almejei. Acho que isso pode inspirar outras pessoas também que se encontram na mesma situação que eu”, continua.

Referências e sonhos

O artista tem influências nacionais e internacionais. “Eu me inspiro muito em artistas internacionais, como o JuanDA MC. Ele é um Tiktoker colombiano, me espelho muito meu humor no dele, me identifico bastante”, conta o influencer.

Hian também gosta do humor nacional, principalmente os mineiros. “Gosto demais do Gustavo Tubarão (leia a entrevista dele ao BHAZ aqui). Inicialmente, me inspirei bastante nele, é uma grande referencia no humor, acho o conteúdo dele incrível. O Whindersson Nunes é outro que é muito fera, também curto bastante”.

Além de chegar a 1 milhão de seguidores, outro sonho do jovem é tentar novas áreas. “Sempre sonhei em seguir no mundo das artes cênicas, e 2021 será o momento. Não vou parar com as redes, mas também quero tentar abrir essa nova porta. Vou seguir na faculdade, creio que a comunicação foi uma das áreas que me ajudou muito a chegar onde estou”, completa.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!