Ministério da Saúde retira idosos acima de 75 anos da 1ª fase de vacinação

vacina seringa agulha
O documento do Ministério da Saúde incluía, até semana passada, idosos com mais de 75 anos (Elza Fiuza/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde informou a retirada de idosos com mais de 75 anos da primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Essa categoria não vai, portanto, receber nenhuma dose das primeiras 6 milhões de vacinas da Coronavac, liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial, que começaram a ser distribuídas pelo país nesta semana.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) incluía, até semana passada, pessoas acima de 75 anos como prioridade. Em informe técnico dessa segunda-feira (18), porém, a pasta anunciou que apenas os idosos com mais de 60 anos, internados em casas de repouso, estão entre os primeiros da fila.

Além deles, pessoas com deficiência vivendo em instituições de saúde, indígenas aldeados e profissionais de saúde também serão atendidos neste primeiro momento. O governo federal orienta estados e municípios a vacinarem o corpo técnico de trabalhadores que atuam na saúde, de forma a otimizar o tempo.

O ministro Eduardo Pazuello reforçou que, nesta primeira etapa da vacinação, a população geral não deve procurar os postos de saúde. Ele fez o alerta para evitar aglomeração e filas desnecessárias em postos médicos:

“Os grupos prioritários são mais controlados. No caso da população indígena, vamos até as aldeias. Para as pessoas institucionalizadas, vamos até eles também. Por isso, nesta primeira fase, não há porque termos filas ou aglomeração em postos”, esclareceu o ministro da Saúde.

Minas Gerais

Minas Gerais vai seguir o PNI e a distribuição das doses da vacina Coronavac, para todo o estado de Minas Gerais, já começou na madrugada desta terça-feira (19). O estado mineiro recebeu 577 mil doses da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac.

A vacina vai ser distribuída para as 28 Superintendências Regionais de Saúde e a expectativa é de que a imunização comece ainda hoje em todos os 853 municípios do estado. O governador disse que, até o meio do ano, todos os mineiros serão vacinados. Veja mais informações da primeira fase aqui.

Belo Horizonte

A capital mineira recebe 60 mil doses neste primeiro momento. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) optou por utilizar essa primeira leva para vacinar os profissionais que atuam no CTI Covid (hospitais); no CTI Geral (hospitais); no Pronto Atendimento dos Hospitais; nas nove UPAs e SAMU da cidade; além dos profissionais que atuam na Enfermaria Covid.

Serão 30 mil profissionais da saúde – devido à necessidade de segunda dose – vacinados nessa primeira fase. O público-alvo de BH tem em torno de 140 mil profissionais de saúde. O prazo de início da vacinação é de 24 horas após a chegada da Coronavac na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Com Agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!