Miss Brasil terá candidata trans pela primeira vez na história: ‘Feliz de viver este sonho’

rayka-vieira
Rayka Vieira é a primeira candidata transexual do concurso Miss Brasil (Reprodução/@raykavs/Instagram)

O concurso Miss Brasil terá, pela primeira vez em 60 anos, uma candidata transgênero. Trata-se da goiana Rayka Vieira, de 26 anos, que mora no estado de Goiás. A disputa pela coroa acontece nesta quinta-feira (19), e a vencedora garantirá uma vaga no Miss Mundo, que até hoje ainda não teve uma candidata trans. Após anunciar sua candidatura, a modelo contou que recebeu muitos ataques de ódio nas redes sociais.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Rayka Vieira revelou que sua vida virou de cabeça para baixo depois que anunciou a candidatura no concurso, em setembro do ano passado. Ela também disse que custou para processar a repercussão do anúncio.

“Demorei para assimilar. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer na minha vida, já que oportunidades são raras para a comunidade LGBTQIA+. Hoje já absorvi melhor e posso dizer que estou muito feliz de viver este sonho”, disse a modelo, que irá defender a faixa de Miss Goiânia, disputando com 48 candidatas.

Ataques e discursos de ódio

Rayka também contou que seus seguidores no Instagram mais do que dobraram, tendo até o momento mais de 13 mil pessoas acompanhando de perto seu perfil. Entretanto, com a chegada dos novos internautas e a maior visibilidade, muitas ataques e discursos de ódio e preconceito vieram junto.

“Chegaram até mim inúmeras críticas, ofensas, piadas, ironias, agressividades, machismo. Isso me deixou mais assustada, e com certeza contribui para minha ausência momentânea da internet. Tive receios de postar qualquer coisa, me posicionar, falar…”, relatou Vieira, à época.

Ademais, ela contou que sempre teve muito medo do que as pessoas pudessem falar dela, mas que teve o apoio de familiares e amigos. “Minha família, amigos e colegas me deram conselhos e fui ficando mais tranquila. O lado bom disso tudo, é que as mensagens positivas anularam essa coisa negativa, e hoje não tenho medo de me mostrar e aproveitar as oportunidades que a vida me trouxer”.

Onde assistir

O concurso, que sofreu vários adiamentos por conta da pandemia da Covid-19, terá início às 18h30 desta quinta-feira, no hotel Brasília Palace. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da TV CNB e pela página no Facebook do Global Beauties.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!