Professora de BH que criou ‘mural de sonhos’ viral celebra sucesso e admite ‘mistério’ na publicação

lista sonhos crianças
Nesta terça-feira, uma turma infantil divertiu a internet ao expor seus desejos mais sinceros em um mural da escola (Reprodução/@KelAbadeer/Twitter)

Se você acompanhou as redes sociais nessa terça-feira (14), deve ter se deparado com uma foto curiosa de um “mural de sonhos“, feito por uma turma do ensino infantil 5, que lista uma série de desejos pra lá de inusitados. “Ser Beyblade profissional”, “ser rica” e “ser um dinossauro”, são apenas alguns dos objetivos expostos no cartaz, que já soma milhares de compartilhamentos na rede social. E os autores de todas essas pérolas são os alunos da pedagoga Bárbara Lacorte, do instituto infantil Coleguium, na região da Pampulha.

Ao BHAZ, a educadora contou que a atividade fez parte de um projeto literário idealizado por ela. “O projeto foi feito a partir de um livro literário chamado ‘Pocotó’. Ele conta a história de um cavalinho que faz entregas num castelo e seu maior sonho é participar da guarda real. Ele tentava todos os anos fazer o concurso da guarda, até que um dia ele conseguiu conquistar esse objetivo. A partir dessa história, eu decidi trabalhar com os alunos a importância dos sonhos”, explica.

Bárbara conta que os alunos se envolveram em todas as etapas do projeto e que, para a elaboração do mural, ela os deixou livres para soltar a imaginação. “Normalmente, crianças de 5 e 6 anos criam muita coisa, são bastante imaginativas. Então eu deixei que a atividade fosse uma coisa bem espontânea mesmo. Foi um espaço pra que eles falassem daquele desejo que vem bem do fundinho do coração”, conta.

Respostas divertiram

Depois que a imagem caiu nas redes sociais, na tarde dessa terça-feira, alguns nomes da lista, como “Heitor”, “Isabelle”, “Amanda” e “Izabel” acabaram entre os assuntos mais comentados do Twitter. E além de se divertir com as respostas sinceras dadas pelas crianças, muitos internautas se identificaram com os sonhos listados (veja aqui). Bárbara conta que, para ela, também foi um momento de grande descontração ouvir as respostas dos alunos durante a atividade.

“Eu deixei eles bem à vontade, pra ser uma coisa bem verdadeira, e me diverti muito com as respostas! Foi um momento de bastante alegria durante a aula quando a gente estava conversando a respeito. À medida em que foram saindo essas respostas, tanto eles quanto eu rimos até!”, relembra a educadora.

Veja um pouco da repercussão:

Mistério da foto

A educadora conta que o mural foi elaborado pela turma no último dia 31 e que ela se surpreendeu bastante com a repercussão nesta semana. “Uma pessoa do colégio me ligou falando para eu dar uma entrevista, e eu fiquei sem entender. Eu estava trabalhando na hora e normalmente na sala de aula eu não fico olhando as redes sociais”, explica.

Para Bárbara e os outros funcionários do colégio, no entanto, a postagem da foto ainda é um mistério. “Não fui eu que postei a foto e nenhuma colega de trabalho sabe de onde essa foto surgiu e como teve essa repercussão toda”, conta. Apesar disso, a pedagoga se sente realizada de que o ensinamento que ela tentou passar para os seus 16 alunos, agora, tenha alcançado milhares de pessoas.

“A mensagem que eu tentei passar pra eles, como educadora, foi no sentido da persistência. Que a gente precisa ter foco nos objetivos da gente e lutar pra alcançar o que a gente sonha. Se a gente não tiver um sonho na vida, a gente vai se inspirar em quê pra poder viver?”, reflete Bárbara.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!