Neymar faz vídeo para menino vítima de racismo: ‘Transforme em força’

Neymar grava video para garoto de 11 anos
Em vídeo, Neymar deseja força ao garoto. (Reprodução/Instagram e YouTube)

Em solidariedade ao menino de apenas 11 anos que sofreu ataque racista durante campeonato de futebol infantil, o jogador Neymar gravou um vídeo desejando ‘força’ ao garoto. O vídeo foi compartilhado em uma página de esportes do Instagram. O garoto disputava um torneio em Caldas Novas, Goiás, quando foi chamado de ‘preto’ por outros adversários.

Nos comentários da postagem, os seguidores parabenizam Neymar pela atitude e dizem que o jogador ‘é o melhor do mundo dentro e fora do campo’. A publicação também foi compartilhada em outras páginas esportivas no Twitter.

O caso

Na última quarta-feira (16), o garoto de apenas 11 anos sofreu racismo durante uma campeonato de futebol infantil realizado em Caldas Novas, Goiás. Natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o menino faz parte do time Uberlândia Academy e foi gravado aos prantos após o episódio.

No vídeo, divulgado nas redes pelo time da cidade mineira, é possível ver o garoto chorando bastante enquanto tenta explicar o que ocorreu. “Outro cara estava vindo aqui toda hora e falava ‘fecha o preto’, ‘fecha o preto’, aí eu guardei pra falar no final com os pais”, diz o atleta mirim. O “cara”, a quem ele se refere, seria o técnico do time enfrentado pelo Uberlândia, o Set Esportes. “E aí ele falou só uma vez?”, questiona um homem, ao que ele diz que “não”.

Na web, internautas se solidarizam e reforçam que racismo e injúria racial são crimes. O clube informa que acionou a PM para registrar o caso e que defenderá o aluno até as “últimas instâncias”. Pessoas de diferentes partes do país se mostram revoltados e desolados com a situação vivida pelo garoto.

“O RACISMO marca na alma, independentemente da idade! Que este jovem consiga superar isso e que o delinquente seja exemplarmente punido!”, comentou um internauta. “Esse mesmo ‘preto’ será aplaudido ainda como jogador profissional. Guardem isso”, escreveu outro. “Absurdo, esse choro dele me corta o coração”, assumiu uma terceira.

Crime

O crime de injúria racial prevê como pena, no Brasil, a reclusão de 1 a 6 meses ou multa. A injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!