TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Praça do Papa: prevista para abril, entrega é adiada novamente; veja nova data

27/03/2026 às 15h29
data entrega praça papa
(Amanda Dias/BHAZ)

Prevista inicialmente para dezembro de 2024, a entrega da Praça Governador Israel Pinheiro, conhecida como Praça do Papa, em Belo Horizonte, foi novamente adiada. A última data anunciada, para abril de 2026, não vai se concretizar e, agora, a promessa da Prefeitura de Belo Horizonte é que as obras sejam inauguradas até o fim de junho deste ano. A informação foi apresentada por representantes da PBH durante audiência pública realizada na última quarta-feira (25), na Câmara Municipal.

O andamento das obras de revitalização do espaço, fechado desde o início de 2024, foi atualizado. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), um dos principais entraves foi a dificuldade na produção da cerâmica utilizada no piso da praça, que é tombado. O material precisou ser reproduzido com características semelhantes ao original e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A empresa responsável pela fabricação, inclusive, enfrentou problemas como incêndio em forno antigo e recuperação judicial, o que atrasou a entrega das peças.

Além disso, o alto volume de chuvas nos últimos meses também teria impactado o ritmo das obras, já que parte dos serviços depende de condições climáticas favoráveis. Segundo a prefeitura, a situação da cerâmica já foi normalizada, com a última remessa prevista para chegar entre o fim de março e o início de abril.

O contrato da obra, firmado em janeiro de 2024 com a Cetus Construtora, já passou por seis aditivos de prazo e valor. O mais recente previa a conclusão em 16 de abril de 2026, mas, segundo a própria prefeitura, a data não será cumprida. Um novo aditivo está em andamento para estender o prazo até o fim de junho, sem previsão de aumento nos custos.

Durante a audiência, o vereador Uner Augusto (PL) questionou os sucessivos atrasos e os impactos financeiros da prorrogação, incluindo gastos operacionais como vigilância. Ele também informou que vai solicitar mais detalhes à Sudecap sobre um acréscimo de mais de R$ 700 mil no contrato, destinado a ajustes técnicos.

A revitalização da Praça do Papa prevê a recuperação completa do espaço, com preservação do projeto original. Entre as mudanças, estão a integração de áreas hoje separadas, instalação de playground, novos bancos, banheiro autolimpante, equipamentos de atividade física e sistema de irrigação automática. Segundo a prefeitura, a proposta é entregar um espaço mais moderno, acessível e à altura da importância turística do local.

Com informações da CMBH

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: [email protected]

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ