Ainda não comprou o Ovo de Páscoa? Confira as dicas do Procon-MG para economizar

18/04/2025 às 18h15
ovos de páscoa procon
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As celebrações da Páscoa 2025 ocorrerão no próximo domingo (20) em todo o território nacional. E, pensando nos leitores que ainda não compraram os tradicionais ovos de chocolate, o BHAZ reuniu dicas do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para garantir a economia dos consumidores belo-horizontinos.

Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os preços dos ovos de chocolate e produtos relacionados (bombons, miniovos, coelhos e barras) tiveram aumento médio de 14%, enquanto a colomba pascal ficou 5% mais cara neste ano. 

Nesse sentido, o coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Marcelo Barbosa, destaca que os consumidores devem ficar atentos à grande variação de preços para os mesmos produtos em lojas diferentes. De acordo com o coordenador, é importante que os clientes comparem os preços nas lojas físicas e virtuais, levando em consideração o valor do frete, no caso das compras on-line.

No entanto, Marcelo Barbosa adverte que, embora possam custar menos, os ovos de Páscoa comprados em lojas online podem chegar quebrados por conta de possíveis falhas no transporte.

Veja outras dicas de economia do Procon Assembleia:

  • Se os preços estiverem muito fora do seu orçamento, considere presentear com chocolates em barra ou bombons. Eles saem mais em conta;
  • Fique atento ao peso líquido do produto. Muitas vezes a embalagem é grande e disfarça a quantidade de chocolate que de fato existe dentro dela;
  • Antes de comprar, confira a data de validade dos produtos;
  • Exija a nota fiscal;
  • Vale a pena pesquisar na vizinhança e nas redes sociais sobre pessoas próximas que vendem ovos de Páscoa caseiros. Muitas vezes são produtos de boa qualidade e mais baratos que as marcas famosas;
  • Se você não se importa em presentear depois do domingo de Páscoa, fique atento às promoções das lojas na semana seguinte. O comércio “desova” os estoques nesse período;
  • Leve em conta a possibilidade de trocar marcas mais caras por outras mais baratas.

Ovos de Páscoa com brindes

No caso de ovos de Páscoa com brindes, o Procon alerta para que os consumidores verifiquem se a embalagem do produto possui a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”, além da faixa etária indicada. De acordo com o órgão, isso garante que o brinquedo foi testado e apresenta segurança para as crianças.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Vinícius Sampaio

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ