Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Alarme falso de rompimento de barragem assusta moradores em Minas Gerais

Por

Empresa responsável pela barragem afirma ter se tratado de um erro de acionamento (Reprodução/Redes sociais)

Um alarme falso de rompimento de barragem causou transtorno entre moradores de São Simão, no Triângulo Mineiro, nessa sexta-feira (31). Em vídeo que circula nas redes sociais, um trabalhador da região narra o susto da população com o toque das sirenes.

“Pôs pânico em todo mundo. Olha o tanto de gente subindo correndo”, diz o autor da gravação. As imagens teriam sido feitas após um acionamento indevido de sinal sonoro que alerta sobre possível rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão.

O vídeo mostra pessoas apreensivas fora de suas casas. Sem saber se o alarme era verdadeiro ou apenas um treinamento de evacuação da região, o trabalhador diz: “eles têm que treinar os funcionários, não é o pessoal pra correr, não. Quantas pessoas idosas não saíram com malas nas costas?”.

Responsável pela usina, a SPIC Brasil informou, pelas redes sociais, que o toque da sirene foi um erro de acionamento e que não há nenhuma emergência. Também destacou que os pontos de leitura responsáveis pelo monitoramento da estrutura permanecem funcionando normalmente.

Ainda segundo a empresa, técnicos estão revisando as automações para que acionamento indevido não ocorra novamente.

Thiago Cândido

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ