A estudante Samille Leão, de 19 anos, se prepara para viver um novo sonho. Em março, ela dará início à longa caminhada no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A jovem foi a única aluna da rede pública de ensino do Brasil a alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. No total, apenas 12 pessoas conseguiram o feito nesta edição.
“Já estou ansiosa para iniciar esse novo ciclo, em um lugar novo e com pessoas novas”, conta Samille ao BHAZ. Natural de Brockton, nos Estados Unidos, e criada em Virginópolis, no Vale do Rio Doce, a jovem terá que encarar o mesmo desafio que encontrou ao se mudar para Viçosa, na Zona da Mata Mineira, para cursar o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Coluni.
Veja também
“Vou me mudar de novo, então sei que vou ter muitos desafios para me adaptar em uma nova cidade”, projeta. “Mas eu vivi experiências incríveis em Viçosa e fiz amizades que vou levar pra vida toda, então espero que em BH eu também possa viver muitos momentos especiais”, diz.
As aulas na Federal só estão previstas pra começarem em março, mas a ‘trabalheira’ da mudança começa já, na busca por um lugar para ficar em Belo Horizonte. Samille será uma dentre os 160 alunos que se dedicarão, pelos próximos seis anos, à graduação na área da saúde na UFMG.
Conquista compartilhada
À reportagem, a jovem explica que a rotina de estudos para o Enem começou ainda no seu primeiro ano de ensino médio. “Desde o primeiro ano, eu estudei muito para as matérias do Coluni, porque já pensava em facilitar para o Enem no terceiro [ano]. Além disso, também fiz cursinho online em 2024”, revela.
Enquanto se dedicava ao Colégio de Aplicação da UFV, Samille precisou lutar contra a saudade de casa e dos pais. “Eu ficava meses sem ver eles”, conta. Os alunos do Coluni são submetidos a rotinas de estudos com atividades extracurriculares guiadas por um corpo docente composto por doutores e mestres. Historicamente, a instituição é tida como a melhor escola pública do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Apesar disso, a família sempre foi a base para as conquistas da estudante. “Minha familia sempre me apoiou muito nos estudos e fizeram de tudo para facilitar o processo para mim. Eles sabiam que era meu sonho fazer medicina e tornaram esse sonho o deles tambem”, diz. “Eu não teria conseguido sem a ajuda e o carinho deles”.
Oportunidade
Além de Samille, outro mineiro estudante da rede privada também conquistou a nota máxima no Enem 2024. Os dois estão entre os 12 brasileiros que conseguiram alcançar o almejado mil na redação. “Realmente não era uma coisa que eu esperava, por achar que seria muito difícil tirar essa nota”, revela a jovem. “Foi muito gratificante pra mim”, complementa.
Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhã, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal. Minas também é o estado com mais notas entre 980 e 1000, totalizando 331.
Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), formato mais comum de direcionamento de estudantes para instituições de ensino do Brasil, a nota do Enem é importante para os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que terá 112 mil novas vagas em 2025. O programa oferece financiamento aos estudantes que querem fazer curso de graduação em instituições privadas de educação superior. Serão, ao todo, 67 mil no primeiro semestre e 45 mil no segundo.