O ex-vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade (MDB) morreu na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (5) aos 71 anos. Ele foi vice da chapa de Fernando Pimentel (PT), ex-governador do estado, entre 2015 e 2019. A causa da morte ainda não foi revelada.
Além do cargo no Executivo estadual, Andrade foi prefeito em Vazante, no Noroeste de Minas, de 1989 a 1992. Também se elegeu como deputado estadual por três mandatos consecutivos, entre 1994 e 2002, e como deputado federal em dois, em 2006 e 2010.
Além de político, Antônio Andrade era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produtor rural. A formação e a proximidade com o agronegócio colaboraram com o exercício do cargo de ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2013 e 2014, no governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT).
Em novembro de 2018, Andrade foi temporariamente preso pela Polícia Federal em conjunto com outras pessoas supostamente envolvidas em crimes de corrupção. Segundo a entidade, o grupo agia em conjunto para atrapalhar investigações de crimes apurados no âmbito da operação Capitu, um dos desdobramentos da Lava-jato.
A reportagem aguarda informações sobre o velório de Antônio Andrade.