Um novo levantamento de torcidas aponta a superioridade numérica de torcedores do Atlético sobre os do Cruzeiro. Os números são do portal financeiro InfoMoney, em estudo conduzido pela TM20 Branding e pela Brazil Panels, e foram divulgados nessa terça-feira (18). Flamengo e Corinthians seguem na ponta da lista como os clubes de futebol mais populares do país.
Segundo o resultado, o Galo figura na 7ª posição do ranking, com 4% dos torcedores brasileiros. Já a Raposa figura em 10º lugar, com 2,7%. Para chegar à conclusão, o levantamento dispôs de uma amostra de 2 mil pessoas das classes A, B, C, D e E, das cinco regiões do Brasil, entre 6 e 20 de fevereiro deste ano. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Na ponta da tabela de popularidade, Flamengo e Corinthians seguem isolados. Conforme a pesquisa, o clube carioca arrebata 24,8% dos torcedores brasileiros, enquanto o time paulista carrega 19,4% deles. Juntos, os dois gigantes concentram quase metade dos entusiastas do esporte no país.
Além de Cruzeiro, Atlético, Flamengo e Corinthians, o top 10 nacional conta com Palmeiras (3°), com 8,1%; São Paulo (4°), com 7,7%; Vasco (5°), com 4,8%; Grêmio (6°), com 4,4%; Santos (8°), com 3,1%; e Internacional (9°), com 2,9%. Sport, Bahia, Fluminense, Botafogo, Vitória, Ceará, Fortaleza, Athletico-PR e Coritiba fecham o top 20, respectivamente.
Percentual de torcedores por clube no Brasil
Clube | Percentual de torcedores |
Flamengo | 24,8% |
Corinthians | 19,4% |
Palmeiras | 8,1% |
São Paulo | 7,7% |
Vasco | 4,8% |
Grêmio | 4,4% |
Atlético-MG | 4% |
Santos | 3,1% |
Internacional | 2,9% |
Cruzeiro | 2,7% |
Sport | 2,7% |
Bahia | 2,5% |
Fluminense | 2,4% |
Botafogo | 2,1% |
Vitória | 1,9% |
Ceará | 1,6% |
Fortaleza | 1,4% |
Athletico-PR | 0,8% |
Coritiba | 0,6% |
Divergência
Embora Flamengo e Corinthains apareçam na liderança em todas as pesquisas do gênero, os dados da InfoMoney apresentam novidades no contexto mineiro. Em pesquisa Datafolha divulgada em novembro de 2024, o Cruzeiro superava o Galo em número de torcedores brasileiros. Por lá, a Raposa detinha 3%, enquanto o Atlético, 2%.
Para chegar aos resultados, o Datafolha ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 e 7 de novembro, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apesar da divergência dos lugares invertidos — Cruzeiro em 7° e Atlético em 10° —, o top 10 do ranking Datafolha apontava, em novembro, resultado muito próximo do obtido pelo InfoMoney neste mês. Todos os outros clubes brasileiros mantiveram suas posições na tabela. Cerca de 23% dos consultados também afirmou que não torce para clube nenhum.