Betim está entre as cidades mais violentas de Minas Gerais

Comissão de Segurança Pública da ALMG.

De acordo com dados apresentados pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em média, 200 homicídios são cometidos e seis mil ocorrências de roubos são registradas todos os anos em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

80% desses crimes estão relacionados ao tráfico de drogas.

Os números foram expostos pelos parlamentares durante audiência pública realizada nesta terça-feira (24), na ALMG.

Segundo o secretario Municipal de Segurança Pública de Betim, Luis Flávio Sapori, o município conta com baixo efetivo de policiais, o que contribui para a elevação dos índices de violência. Ele calcula que há um policial para cada 900 habitantes, enquanto que a média recomendável seria de um agente para cada 350 habitantes.

“Há um problema estrutural do Estado. A estrutura do poder público é defasada se comparando com outros grandes municípios, como Uberlândia e Contagem, por exemplo. Nosso contingente policial é menor”, lamentou o secretario.

O Mapa da Violência, elaborado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso), classifica Betim na 67º posição entre os municípios mais violentos do Brasil. Em Minas Gerais, ocupa a segunda posição, ficando atrás somente de de São Joaquim das Bicas, também na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!