Após 108 dias sem chuvas significativas, BH registrou garoa na manhã deste domingo (4). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação Cercadinho registrou 0,8 milímetros de chuva na capital mineira.
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Há relatos de chuva fraca nos bairros Estoril e Santa Lúcia, em BH, e nos municípios de Jaboticatubas e Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo moradores, os chuviscos foram suficientes para deixar o asfalto “molhado”.
Mas, dado o volume baixo, só nesta segunda-feira será possível verificar se o sistema de chuvas considerou o chuvisco para fins estatísticos. Isso porque chuvas de até 1mm podem não ser consideradas pela climatologia.
A última vez que choveu de forma significativa em Belo Horizonte foi em 19 de abril. Em 2019, a capital mineira ficou sem chuvas por 113 dias, segundo dados pluviométricos do Inmet.
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, disse que a cidade teve apenas “chuviscos”. “Se tratou apenas de uma chuva pontual, muito fraca, foram apenas chuviscos”, explicou. O especialista afirmou ainda que não há previsão para chuvas significativas nos próximos dias em BH.
“Houve um aumento de nebulosidade, mas a baixa umidade prevalece e não há previsão para chuvas nesta semana”, destaca a meteorologista.