A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, neste sábado (9), um alerta de risco geológico moderado e forte em seis regiões da capital mineira. O comunicado é válido até a próxima segunda-feira (11).
O alerta acontece devido à previsão de alto volume de chuvas no fim de semana. Tendo isso em vista, há risco geológico forte nas regiões Noroeste e Oeste, e moderando nas regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste e Pampulha.
A Defesa Civil pede que os moradores dessas localidades se atentem aos sinais e saiam imediatamente dos seus imóveis em caso de acidentes. Veja abaixo alguns dos indicadores que devem ser observados:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estufados;
- Estalos.
O órgão ainda recomenda uma série de cuidados, como colocar calhas no telhado de casa, consertar vazamentos em reservatórios e caixas d’água, não jogar lixo ou entulho na encosta e não despejar esgoto nos barrancos.
Vale lembrar que, na manhã de hoje, o órgão municipal também emitiu um alerta para ocorrência de chuva com raios e rajadas de vento na cidade.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.