Pesquisar
Close this search box.

Abastecida com vacinas da Covid, BH continua à espera do imunizante contra catapora

05/12/2024 às 17h55 - Atualizado em 06/12/2024 às 12h16
Após receber lotes de vacina da COVID, BH segue, há três meses, sem o imunizante contra catapora
(Tomaz Silva/Agência Brasil)

Há três meses sem vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora, Belo Horizonte não tem previsão de reabastecimento do imunizante nas unidades de saúde da capital mineira. Nesta quinta-feira (5), a cidade recebeu 1,9 mil doses da vacina contra COVID-19, que estava em falta há quase 20 dias.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o município já acionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) sobre a falta de estoque. Entretanto, não há, até o momento, a previsão de recebimento de nova remessa das vacinas para o reabastecimento das unidades de saúde.

“Cabe ressaltar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde que as encaminham aos estados que, por sua vez, as distribuem aos municípios”, informou.

Abastecimento poderá ser regularizado nos próximos meses

Em nota ao BHAZ, a SES-MG explicou que, no decorrer de 2024, houve registro de atraso na entrega de alguns imunizantes e também da diminuição da oferta das doses, em casos específicos.

“O Ministério da Saúde vem fornecendo a vacina contra varicela de forma irregular desde agosto de 2023, sendo que a última remessa recebida no estado foi em junho de 2024”, explicou.

Ainda segundo a SES-MG, a previsão é de que o abastecimento seja regularizado nos próximos meses.

O BHAZ procurou o Ministério da Saúde e aguarda retorno.

BH recebe novas doses da vacina contra COVID-19

BH recebeu 1,9 mil doses do imunizante monovalente contra a COVID-19. A informação foi divulgada pela prefeitura da capital mineira nesta quinta-feira (5), e as aplicações serão disponibilizadas em alguns centros de saúde a partir desta sexta (06).

Devido ao quantitativo enviado, a Prefeitura de BH (PBH) informou que as vacinas serão voltadas, exclusivamente, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso, a administração das doses será feita somente em 18 centros de saúde, sendo dois por regional da cidade, e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.

Segundo a PBH, a estratégia de concentrar as vacinas tem o intuito de evitar a perda de doses, tendo em vista que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19h. Veja os pontos de vacinação.

Ana Magalhães

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.
[author_socials_links]

Ana Magalhães

Email: [email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ