TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

BH vai investir R$ 320,5 milhões na compra de 100 ônibus elétricos

19/06/2026 às 17h19
BH ganha 100 ônibus elétricos
Modelos foram testados em BH (Foto: Divulgação BYD)

A compra de 100 ônibus elétricos para reforçar o sistema de transporte coletivo de BH teve a licitação homologada nesta sexta-feira (19). O investimento previsto para a renovação da frota é de R$ 320,5 milhões e a assinatura do contrato deve ser feita nos próximos dias. Os primeiros ônibus elétricos chegam em Belo Horizonte ainda neste ano.

Os coletivos serão do modelo BRT Misto, com cinco portas e motorização totalmente elétrica. Cada ônibus elétrico de BH terá capacidade para até 71 passageiros, além de ar-condicionado, acessibilidade e autonomia superior a 250 quilômetros, priorizando conforto, eficiência operacional e redução de emissões.

A empresa Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda foi a vencedora do processo licitatório. A entrega dos veículos será feita de forma gradual, com previsão de início ainda em dezembro deste ano. A expectativa é de que 10 veículos sejam incorporados à frota até o fim de 2026, com conclusão total até meados de 2027.

Os testes com estes veículos vinham sendo realizados desde 2023. Os novos ônibus emitem menos ruído e podem evitar a emissão de aproximadamente 11,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano. Para o superintendente de Mobilidade, Rafael Murta, a homologação representa um marco importante para o transporte público da capital. “A chegada dos ônibus elétricos representa um salto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, com benefícios ambientais, operacionais e para os passageiros”, diz.

Carregadores elétricos garantem infraestrutura do sistema de ônibus

Para garantir o funcionamento dos coletivos, a PBH também divulgou que abriu uma licitação para aquisição de 27 carregadores elétricos. Deste total, 25 serão instalados nas garagens das concessionárias e dois em espaços públicos, garantindo a infraestrutura necessária para operação da nova frota. O projeto também inclui garantia, suporte técnico e capacitação de equipes para operação e manutenção do sistema.

Os carregadores deverão ter potência de 160 kW e, no mínimo, duas saídas de carga simultâneas com modulação de potência. Os equipamentos também deverão operar com tensão entre 380 VAC e 480 VAC (trifásico), frequência de 60 Hz e conector padrão CCS2, incluindo ainda o treinamento dos operadores.

Fábio Galdino

Fábio Galdino é jornalista, apresentador de TV e, agora, repórter do Portal BHAZ. Natural de Santa Luzia, na Grande BH, é formado pela Universidade Federal de Ouro Preto e, nos últimos anos, dedicou à cobertura jornalística em diferentes emissoras de televisão, com passagens por afiliadas à Rede Globo, SBT e Band. Em 10 anos, participei de grandes coberturas, como eleições municipais e estaduais, a tragédia do rompimento de uma barragem, em Mariana, e a pandemia de Covid-19.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ