A um dia do fim do prazo, recinto para isolar capivaras na Pampulha ainda está inacabado

Divulgação/PBH

Faltando apenas um dia para terminar o prazo estabelecido pela Justiça para a retirada das capivaras espalhadas pela orla da Lagoa da Pampulha e Parque Ecológico, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) informou, nesta quarta-feira (23), que a área onde serão confinados os animais ainda está sendo delimitada. O local, chamado de enseada do Água Funda, fica próximo ao Parque Ecológico, na região da Pampulha.

Em caso de descumprimento da determinação judicial, a administração municipal deverá pagar multa de R$ 5 mil a cada dia de atraso.

Segundo informou a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, o local onde serão construídos cercamentos compreende em uma área de 3 mil m². Estão previstos para hoje a limpeza e a terraplenagem do espaço onde serão instalados curralinhos.

Em nota, a pasta afirmou que as obras estão sendo executadas pela Regional Pampulha em parceria com a diretoria de manutenção da Superintendência de Desenvolvimento da Capital.

Determinação judicial

A determinação para a retirada dos animais foi expedida, em outubro, pelo desembargador Souza Prudente, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de Brasília.

Os animais são hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da bactéria que causa febre maculosa. A decisão – que tem caráter liminar – foi proferida em apelação proposta por uma associação de moradores do bairro Bandeirantes.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!