Abolicionista mineiro Alforriado Matias recebe Honra ao Mérito em BH

Cerimônia ocorrerá no próximo sábado, dia 21
Cerimônia ocorrerá no próximo sábado, dia 21 (Reprodução/Instituto Alforriado Matias/Youtube)

O Alforriado Matias, um abolicionista barreirense que viveu no século XIX, receberá o título póstumo de Honra ao Mérito, sendo representado pelo Instituto Alforriado Matias. A cerimônia ocorrerá no próximo sábado (21), durante o Seminário GT Barreiro. A celebração é organizada pela Comissão de Administração Pública da CMBH.

Matias foi um homem escravizado, no século 19, na então fazenda Barreiro. Ele foi vendido pelo escravagista Major Cândido Brochado depois dos 60 anos, quando a lei do Sexagenário, que lhe daria liberdade, já estava prestes a ser sancionada.

Matias então fugiu, se escondeu na mata, próximo à fazenda, com a ajuda de mulheres escravizadas que trabalhavam na casa de Brochado. Essas mulheres informaram Matias sobre uma visita do Major Cândido a Freitas, atual região da Pampulha, e assim ele pôde armar uma emboscada e concretizar a retaliação contra seu algoz.

Em 30 de outubro de 1877, Matias matou seu escravizador que, além de dono da fazenda, era líder do partido conservador, no auge das ações abolicionistas do país, libertando muitos escravizados e influenciando no curso da história da região. Posteriormente, Matias foi preso e encontrado morto em uma prisão em Ouro Preto, possivelmente, vítima de torturas.

Ainda que não tenha sobrevivido muito tempo após seus atos de revolução, entrou para a história como o Alforriado Matias e seu feito está descrito nas linhas de Abílio Barreto, jornalista e historiador que dá nome ao importante museu de Belo Horizonte.

História de BH

A relatoria da vereadora Iza Lourença (PSOL) explica e enfatiza a importância da descoberta da data exata do ato do Alforriado Matias.

“A história do nosso país é sempre contada nos livros e registros oficiais pelo viés do poder vigente, ignorando de maneira deliberada as partes controversas, violentas e criminosas. É a partir do trabalho do próprio povo que se resgata a história dos nossos líderes e seus feitos em busca de liberdade”, começa Lourença.

“Em parceria com o Instituto Alforriado Matias, nosso mandato pesquisou os registros sobre Brochado e assim pôde descobrir a data exata da morte do escravagista, 30 de outubro de 1877, sendo essa considerada atualmente um dia simbólico para a luta pela abolição e lembrança da coragem de Matias de alterar o curso da própria história e de muitos outros”, destaca.

“É como diz o escritor Luiz Gama, abolicionista do século 19: ‘todo escravo que mata seu senhor age em legítima defesa’”, completa a vereadora.

Instituto Alforriado Matias

O Instituto Alforriado Matias é uma plataforma de aceleração e conexão entre produtores culturais para democratizar o acesso à cultura por meio da valorização da produção na região do Barreiro.

Idealizado pelos produtores culturais Marlon Andreata e Ayobami Nombulelo, o local reúne profissionais das áreas de economia, empreendedorismo e tecnologia, para valorizar o empreendedorismo negro.

Algumas das ações já realizadas pelo instituto pela memória de Matias foram um mini-documentário sobre sua história, disponível no YouTube, e uma intervenção urbana que adesivou as placas de rua mudando o nome da Avenida Sinfrônio Brochado (neto de Cândido) para Avenida Alforriado Matias.

Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!