PM e CDL fazem ação contra furtos e arrombamentos na Savassi

Ação contra furtos na Savassi
Materiais de conscientização foram entregues para consumidores e empresários (Sofia Leão/BHAZ)

A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) se juntou à Polícia Militar na campanha “Cidadão Conectado”, que busca coibir furtos e arrombamentos de carros e lojas em Belo Horizonte. Representantes distribuíram materiais de conscientização para consumidores e empresários nesta sexta-feira (18), na Savassi.

De acordo com a CDL, a ação busca atenuar o índice de furtos de carros e estabelecimentos comerciais na capital: segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a junho, foram registrados furtos a 4,5 mil veículos e 4,9 mil lojas em BH.

A campanha de conscientização se propõe a alertar os moradores e visitantes da cidade para que não deixem objetos dentro de carros ou em áreas expostas, como mesas de bares e restaurantes. “Às vezes é uma bolsa que deixou na cadeira, um celular que está em cima da mesa, passa uma pessoa e leva, o consumidor nem vê”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Material
Ação distribuiu material na Savassi (Sofia Leão/BHAZ)

Segundo ele, os furtos e arrombamentos ainda podem afastar os consumidores da região da Savassi. “Como as pessoas sabem que está tendo muito arrombamento, esse tipo de de crime, as pessoas se afastam, e isso a gente não pode deixar acontecer”, completa.

A gerente do restaurante Baiana do Acarajé, Ana Hilda Gomes Melo, elogiou a iniciativa: segundo ela, muitas vezes os funcionários dos bares e restaurantes não se sentem à vontade para advertir os clientes sobre os pertences deixados na mesa. Com os adesivos à vista, esse processo fica mais fácil.

Distribuição de material
CDL e PM abordaram clientes da região (Sofia Leão/BHAZ)

Arrombamento de veículos

A tenente Blenda Rodrigues Amaral, comandante do setor Savassi, do 1º Batalhão da PM, também alerta para os arrombamentos de veículos na região. Ela afirma que a corporação também faz rondas preventivas, ligando para os donos de carros quando veem objetos dentro do veículo vazio.

“É um trauma, a pessoa vem para o restaurante, vem almoçar, comemorar o aniversário, e quando chega, o vídeo do carro está quebrado. Escolhemos a Savassi por ser um ponto que é já bastante conhecido, com muita movimentação aqui no nosso comércio, dos nossos restaurantes, para tornar o ambiente ainda mais seguro para o cidadão poder frequentar, morar e também empreender”, afirma a militar.

Ela ainda reforça que os cidadãos devem evitar deixar qualquer objeto dentro dos carros, e não apenas bolsas e mochilas. Isso porque, muitas vezes, infratores quebram vidros e arrombam os veículos somente para furtar objetos de baixo valor, como chaveiros e carregadores de celular.

Recomendações

Confira os comportamentos recomendados pela PM para prevenir arrombamentos e furtos:

  • Não deixar pertences expostos em veículos e baús de motocicletas.
  • Evitar estacionar em locais escuros e sem movimentação.
  • Sempre conferir se as portas dos estabelecimentos estão trancadas ao encerrar o expediente.
  • Sempre que possível ativar os equipamentos de segurança como alarmes e câmeras.
  • Priorizar vitrines mais seguras, onde o produto não fique exposto sem alguma proteção.
  • Não deixar pertences sobre as mesas de bares e restaurantes.
  • Evitar deixar produtos em cima do balcão.
Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!