Acidente em ladeira do Santo Antônio acende alerta para época de chuvas

Roberth Costa/Bhaz

Um veículo capotou enquanto descia uma íngreme ladeira do bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O motorista passa bem e somente sofreu ferimentos leves. De acordo com testemunhas, ele teria perdido o freio enquanto descia a rua, que estava levemente úmida em virtude da chuva.

O motorista, um homem de aparentemente 25 anos, estava descendo a rua Congonhas quando perdeu o controle no meio da ladeira, na altura do número 315, na esquina com a rua Viçosa. O carro capotou e testemunhas ajudaram o rapaz a sair do veículo pelo porta-malas. Ele presta serviços para o aplicativo de caronas pagas Uber. Aparentemente nervoso, não quis comentar sobre o assunto. O Samu e o Corpo de Bombeiros não foram acionados; por sorte, foi apenas um susto.

Local do acidente (Reprodução/Google Street View)

Mais chuvas, mais acidentes

A época de chuvas aumenta em 30% o número de acidentes envolvendo veículos. As primeiras chuvas após um longo período de estiagem são as que oferecem maior perigo para o motorista; isso porque a pista acumula óleo e terra, e essa sujeira misturada com água deixa o asfalto escorregadio.

Em virtude disso, alguns cuidados são essenciais. O motorista precisa ficar mais atento, diminuir a velocidade e manter distância do carro da frente. Trocar os pneus carecas e manter a revisão do sistema elétrico em dia também é essencial.

Durante a chuva, não se deve ligar os faróis altos – a água reflete a luz e diminui ainda mais a visibilidade. Outra falha é ligar o pisca alerta com o veículo em movimento. Estacionar o carro em acostamentos também é proibido, escolha lugares mais seguros como postos de gasolina e pontos comerciais.

Com EBC

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!