TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Faixa exclusiva para ônibus na Afonso Pena: tudo o que se sabe sobre a nova medida

26/08/2026 às 10h01
afonso pena revitalização
A partir desta quarta-feira (26), a avenida Afonso Pena recebe faixas exclusivas e preferenciais para ônibus. (Arquivo BHAZ)

A avenida Afonso Pena, uma das principais vias de Belo Horizonte, passa a contar com faixas exclusivas e preferenciais para ônibus a partir desta quarta-feira (26). A medida vale de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, e abrange trechos nos dois sentidos da avenida.

Ao todo, serão 2,96 quilômetros de faixas exclusivas e preferenciais em cada sentido.

A implantação foi dividida entre faixas exclusivas e preferenciais, distribuídas em diferentes trechos da avenida Afonso Pena. Na exclusiva, o espaço é destinado ao transporte coletivo. Já a faixa preferencial estabelece prioridade para os ônibus.

Faixas exclusivas:

  • Sentido Centro/bairro: entre a rua dos Caetés e a avenida Getúlio Vargas.
  • Sentido bairro/Centro: entre a avenida Bernardo Monteiro e a rua dos Caetés.

Faixas preferenciais:

  • Sentido Centro/bairro: entre a avenida Getúlio Vargas e a praça Milton Campos.
  • Sentido bairro/Centro: entre a praça Milton Campos e a rua Professor Moraes.

Impactos esperados no transporte e no trânsito

Estudos da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) indicam que a implantação deve aumentar a velocidade média dos ônibus, principalmente no sentido bairro/Centro. A expectativa é de redução do tempo de viagem e de espera dos passageiros.

A implantação das faixas integra um conjunto de ações do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo. Além da prioridade aos ônibus, o projeto inclui melhorias nos pontos de embarque e desembarque, renovação de calçadas e travessias, além de reforço na acessibilidade e segurança para pedestres.

Na Afonso Pena, foram implantadas novas travessias para pedestres e novos abrigos de ônibus, mais amplos. A sinalização vertical e horizontal também foi revitalizada em toda a extensão da avenida.

Além da criação das faixas, a implantação envolve mudanças nos pontos de embarque e desembarque da Afonso Pena. Desde maio deste ano, quatro pontos foram alterados, com parte das linhas permanecendo nos locais atuais e outras sendo transferidas para novos pontos no mesmo quarteirão, a aproximadamente 50 metros de distância.

A alteração busca reorganizar o fluxo de ônibus na avenida. Os usuários devem ficar atentos aos cartazes instalados nos pontos, com informações sobre as linhas.

Pontos que sofreram mudanças:

  • nº 367: entre as ruas São Paulo e dos Caetés, no sentido Rodoviária/Mangabeiras;
  • nº 540: entre as ruas São Paulo e Carijós, no sentido Mangabeiras/Rodoviária;
  • nº 749: entre as ruas Espírito Santo e Carijós, no sentido Mangabeiras/Rodoviária;
  • nº 2.323: entre as avenidas Bernardo Monteiro e Bernardo Guimarães, no sentido Mangabeiras/Rodoviária.

Faixas exclusivas implantadas em outros trechos de BH

A implantação de faixas exclusivas também faz parte de intervenções realizadas em outros pontos de Belo Horizonte. Em janeiro deste ano, começaram a operar as faixas do corredor formado pela Avenida João Pinheiro, Praça da Liberdade e Avenida Cristóvão Colombo, na região Centro-Sul.

O corredor ampliou a conexão com as faixas exclusivas das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Augusto de Lima. As faixas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, na pista da direita, próxima à calçada.

Táxis também podem circular nesses trechos durante o funcionamento das faixas. Nos demais horários, os outros veículos podem transitar normalmente.

O corredor abrange a Avenida João Pinheiro e a Avenida Cristóvão Colombo, passando pelas praças da Liberdade e da Savassi, nos dois sentidos de circulação.

Segundo a PBH, os ônibus transportam 67% das pessoas que circulam pelo corredor nos horários de pico. Entre as avenidas João Pinheiro e Cristóvão Colombo, 19 linhas atendem 5,6 mil passageiros em cada sentido apenas no período da manhã, com a passagem de mais de 100 ônibus por hora.

Divisão dos pontos de ônibus no corredor Centro-Sul

A implantação das faixas também provocou mudanças nos pontos de parada das avenidas João Pinheiro eCristóvão Colombo.

Na João Pinheiro, os pontos em frente ao Colégio Estadual Afonso Pena foram divididos. Parte das linhas permanece no local atual, enquanto outras foram transferidas para um novo ponto, criado a aproximadamente 50 metros de distância. Na Cristóvão Colombo, as linhas do ponto localizado entre a praça da Liberdade e a rua Sergipe também foram divididas entre dois locais de parada no mesmo quarteirão.

Lavínia Fernandes

Jornalista formada pela PUC Minas. Publicou um artigo sobre alfabetização midiática pela Intercom. Foi estagiária de assessoria de comunicação na ALMG. Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.
LinkedIn

Lavínia Fernandes

Email: lavinia.barbosa@bhaz.com.br

Jornalista

LinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ