Subestação da Cemig pega fogo na região Centro-Sul de BH

subestação cemig
Região está tomada pela fumaça, causada pelo incêndio na subestação (Hugo Almeida/BHAZ)

Bombeiros tentam controlar um incêndio em uma subestação da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) que pegou fogo na manhã desta segunda-feira (8), na rua Bolívia, no bairro São Pedro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a corporação, as chamas estão concentradas no último andar do prédio.

De acordo com moradores, o entorno da rua está tomado pela fumaça. Também há registros de pessoas que ficaram sem luz após o início do incêndio. Os militares afirmam que a origem do fogo pode ter ocorrido em um gerador.

A Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais informa que o Ponteio Lar Shopping apresentou falta de energia elétrica, provavelmente devido ao incêndio. Os atendimentos estão suspensos até que a situação seja normalizada.

Em comunicado enviado à imprensa às 15h, a Cemig informa que o fornecimento de energia já foi totalmente reestabelecido nos bairros Belvedere, Cruzeiro, Anchieta, Sion e Mangabeiras. Já nos bairros Vila Paris, Santo Antônio, Luxemburgo e Coração de Jesus, o fornecimento foi restabelecido parcialmente.

Moradores da região estão sem luz após incêndio (Hugo Almeida/BHAZ)

Internautas relatam queda de energia

Nas redes sociais, moradores do bairro São Pedro já comentam sobre quedas de energia no entorno da subestação. Até mesmo residentes de bairros próximos, na região Centro-Sul da capital mineira, reclamam sobre estar sem luz em casa.

Confira abaixo alguns tuítes:

Cemig apura causas do incêndio

Em nota à imprensa (leia abaixo na íntegra), a Cemig confirmou que o incêndio na Subestação Sion provocou a interrupção de energia para clientes do bairro Sion, Santa Lúcia, São Pedro, Santo Antônio, Luxemburgo, Mangabeiras, Cruzeiro e Belvedere. Ninguém se feriu.

A companhia energética afirma que “continua realizando manobras e transferências de carga para restabelecer a energia de todos os clientes no menor tempo possível”. Equipes da Cemig estão no local para solucionar o ocorrido e apurar o que causou as chamas.

De acordo com os bombeiros, nove viaturas atendem a ocorrência. Até o momento, os militares utilizaram 10 mil litros de água para combater o fogo.

20 bombeiros atuaram no combate ao incêndio (CBMMG/Divulgação)

Nota da Cemig na íntegra

“A Cemig informa que um incêndio ocorrido na manhã desta segunda-feira (8/8) na Subestação Sion, em Belo Horizonte, afetou o fornecimento de energia para alguns bairros da capital. A ocorrência teve início às 10h48 de hoje e provocou interrupção de energia para clientes dos bairros Sion, Santa Lúcia, São Pedro, Santo Antônio, Luxemburgo, Mangabeiras, Cruzeiro e Belvedere. A companhia realiza manobras e transferências de carga para restabelecer a energia dos clientes no menor tempo possível. Equipes da Cemig, bem como profissionais do Corpo de Bombeiros, encontram-se no local do incêndio neste momento. As causas da ocorrência estão sendo apuradas. A Cemig destaca que não houve feridos no incêndio.”

Matéria em atualização.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!