Ainda mais decisiva, propaganda eleitoral invade rádios e TVs a partir desta sexta-feira

Reprodução/EBC

A partir desta sexta-feira (26) começam a ser transmitidos, em emissoras de rádio e de televisão em todo o país, os programas eleitorais gratuitos dos candidatos às Eleições 2016. Considerando o período de campanha reduzido pela metade e a vedação do financiamento empresarial — questões preponderantes para a conquista do cargo eletivo, as quais foram restringidas pela nova lei eleitoral — cada segundo de propaganda torna-se ainda mais precioso nestas eleições.

Essa é a avaliação do cientista político da UFMG Fabino Fleury, que afirma ser “decisiva para o resultado eleitoral” a apresentação dos candidatos nos veículos tradicionais de comunicação.

“As redes sociais têm importância, mas podem gerar o efeito inverso para os candidatos ao bombardear o eleitor com informação”, alerta. “Já os programas eleitorais nas rádios e tevê, dentro do contexto de pouco tempo de campanha e de redução do financiamento, eu diria que se tornaram ainda mais importantes nestas eleições, sobretudo nas grandes cidades, onde os candidatos têm maior dificuldade de alcançar o contingente de eleitores.”.

Entre os 11 postulantes ao cargo de prefeito de Belo Horizonte, o deputado estadual João Leite (PSDB) é o candidato com maior tempo de propaganda. Em cada um dos dois blocos de 10min, dentro do horário eleitoral gratuito, o tucano contará com 2min39s, além de 780 inserções diárias ao longo da programação de rádio e televisão.

Através da assessoria de imprensa, João Leite adiantou ao Bhaz que aproveitará o tempo de televisão para expor questões relacionadas “às necessidades das pessoas”. “Eu acredito que todos podem ter uma vida melhor, e é isso que nós vamos mostrar no horário eleitoral”, diz. No entanto, o candidato não informou o quanto foi investido na produção do programa eleitoral.

Na outra ponta, com o menor tempo de propaganda, está a candidata Vanessa Portugal (PSTU). Ela conta com 5s dentro de cada bloco. “Vamos soltar apenas a vinheta do partido com o nosso número”, adiantou a candidata ao Bhaz. 

“Não dará tempo sequer de fazer alguma denúncia ou me apresentar. Por isso, vamos focar nas inserções, nas redes sociais e, especialmente, no corpo a corpo”. Vanessa Portugal conta com 26 inserções ao longo da programação diária das emissoras de rádio e televisão.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tevê, que vai ao ar a partir de sexta-feira, será transmitida até 29 de setembro — a três dias para a votação. No rádio, as entradas ocorrerão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!