Sem chuva, umidade do ar despenca em BH e exige cuidados redobrados

ceu sem nuvens tempo seco
A previsão é de céu claro ou parcialmente nublado na capital e região metropolitana neste final de semana (Henrique Coelho/BHAZ)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar que se estenderá desta quinta-feira (28), até às 18h do próximo domingo (31). A condição pode persistir no primeiro dia do mês de fevereiro, na segunda-feira, já que não existe previsão de chuva para a capital mineira e região metropolitana até o início da próxima semana.

A ausência de chuvas por um período prolongado é o fator que propicia a baixa umidade. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Com o índice abaixo do recomendado as pessoas podem ter de sangramentos pelo nariz a outras complicações (veja abaixo).

Ao BHAZ, o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), disse que a umidade está com tendência de queda. “Agora a umidade está em 38%. Por volta das 15hrs, vai abaixar, como foi ontem, que chegou a 30% à tarde. A previsão é que a gente fique na casa de 25 a 30% nos próximos dias, caracterizando uma condição de tempo muito seco”.

Claudemir Azevedo ainda explica o motivo do tempo seco na região. “Uma massa de ar seco ganhou força e ainda está se intensificando sobre Minas Gerais, acarretando no céu claro ou parcialmente nublado”, conta.

Apesar do calor durante o dia, na parte da noite o frio poderá ser sentido. A máxima prevista para hoje é de 32ºC e a mínima de 17ºC. “A tendência é que a temperatura aumente um pouco mais pro final de semana e possivelmente vamos ter dias mais quentes nesse janeiro de 2021”.

“A gente geralmente tem essa questão do período de estiagem dentro do período chuvoso e quando isso acontece as temperaturas máximas costumam agir valores bem elevados”, diz o meteorologista.

Cuidados

Durante o tempo seco e com a baixa umidade do ar é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites

Confira adicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  •  Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!