[Greve dos caminhoneiros] Alimentos começam a faltar em supermercados de BH

Produtos hortifrutigranjeiros começam a faltar em BH e no interior

Os impactos da greve dos caminhoneiros começam a ser sentidos em supermercados de Belo Horizonte e no interior do Estado. Há oito dias, a categoria está em greve e com isso sem circular pelas rodovias que cortam o país. O desabastecimento das redes de supermercados, além dos postos de combustíveis, é um dos reflexos vistos no dia a dia da população.

Ao Bhaz, a Associação Mineira dos Supermercados (Amis) afirmou que alguns estabelecimentos começam a ficar sem produtos hortifrutigranjeiros, mas que isso não tem causado o fechamento das lojas. “As unidades do interior acabam sendo mais afetadas. Podemos afirmar que os supermercados tanto da capital como de outras cidades estão funcionando na medida do possível”, afirmou a assessoria da Amis.

Na capital mineira, a rede Supermercados BH está abastecendo as lojas de Belo Horizonte e região metropolitana com os produtos que estão nos centros de distribuição. “Estamos sentindo os reflexos desde a semana passada, pois nossos depósitos não estão sendo reabastecidos com as mercadorias enviadas por nossos fornecedores”, afirma Kátia Andrade, gerente de marketing da empresa.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, prateleiras começam a ficar vazias (ReproduçãoWhatsApp)

Entre os produtos que começam a ficar em falta estão: carnes, leite e hortifrutigranjeiros (verduras e legumes). Kátia informa que em BH há quatro centrais de distribuição e que nelas estão produtos de higiene e bebidas, além dos alimentos.

Indagada sobre até quando os produtos que estão nas centrais conseguirão repor os estabelecimentos de BH, Kátia diz que dependerá da procura dos consumidores.

O Supermercados BH possui 180 lojas em Minas Gerais espalhadas em 48 municípios, no entanto as unidades do interior não estão sendo reabastecidas. “Até o momento nenhuma loja da rede fechou por falta de alimentos”, afirma Kátia.

Números da Amis apontam que Minas Gerais possui 7.173 lojas supermercadistas, sendo que 1.540 estão na Grande BH.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!