Análise do processo de impeachment de Marcio Lacerda é suspensa na Câmara

O processo impeachment contra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) foi lido em plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), nesta quarta-feira (8), mas teve votação adiada. A previsão é que a votação não ocorra nesta semana.

A obstrução ocorreu quando a mesa diretora citou um dispositivo da Lei orgânica do município, o qual impede o vereador denunciante de votar e de compor a comissão processante em um processo de impeachment. Com isso, a mesa deve convocar um suplente para integrar ao plenário e, finalmente, dar andamento ao processo.

lei organica
Reprodução

 

Segundo Joel Moreira (PMDB), um dos autores do pedido de impedimento de Lacerda, a obstrução faz parte do trâmite normal do processo e garantiu não ter sido pego de surpresa, apesar de ter afirmado anteriormente que tinha a expectativa do requerimento ser votado ainda nesta quarta-feira.

“Em votações dessa natureza, atuamos não como vereadores, mas como juízes. Como foi eu que apresentei o requerimento nesse processo judicial, eu não posso ser juiz e parte ao mesmo tempo”, esclareceu à Bhaz.

Segundo a assessoria da CMBH, a mesa diretora deve convocar novos suplentes para os vereadores Joel Moreira (PMDB) e Pedro Patrus (PT), já que ambos entraram com pedido de afastamento contra o prefeito Marcio Lacerda, para então dar prosseguimento ao pedido nas próximas semanas.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!