Pesquisar
Close this search box.

Ninguém é de ferro! Animais do Zoológico de BH ganham picolés para refrescar o calor

Por

onça e jabuti comendo no zoológico de bh
Os animais do Zoológico de BH estão se refrescando do calor com picolés (Divulgação/Suziane Brugnara)

Vai um picolezinho aí? De carne ou de frutas tropicais, os animais do Zoológico de BH estão ganhando “mimos” em formato de picolés para ajudar a refrescar do calor. Os cuidados fazem parte do planejamento do local para manter o bem-estar das espécies durante os períodos de calor.

Os picolés são chamados de “itens de enriquecimento ambiental” e costumam agradar o paladar dos animais. E cada grupo do Zoológico BH recebe um sabor diferente: os elefantes, macacos-pregos e bugios ganham picolés feitos com sucos e pedaços de frutas, além de água de coco-verde.

O leão e a onça-parda recebem blocos de gelo com pedaços de carne. Já as araras da Praça das Aves aproveitam as frutas congeladas. A família de gorilas ganha frutas, legumes frescos e coco-verde inteiro. Tais itens propiciam conforto térmico e ajudam a estimular os animais a desempenhar comportamentos naturais.

Os recintos já são ambientados de modo que os animais tenham opções de sombra para se abrigarem durante o dia. A equipe do Zoológico BH fornece água limpa durante todo o dia, e os bichos se mantêm hidratados. E também, sprays de água ficam à disposição para umedecer alguns locais, quando necessário.

Animais Zoológico de BH tomam picolés

Confira fotos e vídeos dos animais do Zoológico de BH desfrutando dos mimos:

Elefante Axé aproveita seu ‘picolezão’ de suco e frutas (Divulgação/Suziane Brugnara)
Damos conta disso? Jabuti se lambuzando com a melancia (Divulgação/Suziane Brugnara)
Os gorilas também ganharam mimo! (Divulgação/Suziane Brugnara)
Ninguém mexe com esse picolé de carne da dona onça… (Divulgação/Suziane Brugnara)

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um dos responsáveis por uma das maiores febres de Belo Horizonte: o Xeque Mate. Quem é de outros estados pode até achar que tem a ver com xadrez, mas o povo da capital mineira sabe que se trata de uma bebida. E o criador da receita, Gael Rochael, é nosso convidado desta semana.

A mistura refrescante de chá mate, rum, guaraná e limão surgiu como uma alternativa à tradicional cerveja dos rolês, a princípio apenas para agradar um grupo de amigos. Com o tempo, caiu nas graças do público, conquistou as prateleiras de supermercados e foi sucesso no Carnaval.

Agora, a bebida queridinha dos mineiros busca conquistar a galera de São Paulo e outros estados.

No Arreda pra Cá, Gael deu detalhes sobre a receita, comentou os boatos de que a marca estaria à venda e falou sobre a relação de amor por BH que ajudou a elevar o Xeque Mate. O episódio completo estreou nessa terça-feira (19), confira:

Com PBH

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ