Após alcançar 100% de ocupação, PBH abrirá até 70 novos leitos para tratar pacientes com gripe e Covid-19

PBH abrirá até 70 novos leitos
Em meio a surtos de gripe, prefeitura da capital anuncia ampliação de leitos (Divulgação/Saúde Web)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abrirá até 70 novos leitos de enfermaria em função do crescente número de pacientes que demandam internação hospitalar por questões respiratórias, com quadros de gripe ou Covid-19. Em nota, a prefeitura da capital mineira anunciou a medida e informou que a ampliação do atendimento médico está previsto para iniciar até o próximo fim de semana.

Segundo comunicado, a prefeitura monitora diariamente os números epidemiológicos e assistenciais da doença no município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O texto esclarece que, já que os sintomas são similares, pacientes com quadros gripais, ainda sem confirmação para a infecção pelo novo coronavírus Covid-19, também poderão estar internados nos leitos de UTI e enfermaria Covid.

Após anúncio sobre a PBH abrir novos leitos de enfermaria, a secretaria ainda ressalta que a taxa de ocupação de leitos de enfermaria Covid acima de 100%, apresentada no Boletim Epidemiológico e Assistencial, não é um indicativo de que o número excedente signifique fila. Estes pacientes, além dos 100%, estão internados nos hospitais usando os recursos de que um paciente com esse perfil necessita, tal como insumos e equipamentos.

PBH amplia funcionamento de Centros de Saúde

A partir do início deste mês (1º), a PBH passou a estender, de forma escalonada, o funcionamento de nove Centros de Saúde no município. O objetivo da estratégia anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) é “desafogar as UPAs” e garantir à população um atendimento médico acessível, com horários mais variados.

Após a medida ser efetivada, as unidades de atendimento médico passam a funcionar das 7h às 22h30, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 22h nos feriados e finais de semana. Em coletiva de imprensa, Kalil explicou que uma razão por trás da decisão acompanha os casos crescentes de infecção pelo vírus da Influenza.

“Está existindo uma epidemia de gripe no Brasil inteiro. E nós não podemos simplesmente assistir. Temos que seguir o exemplo do que tem sido feito durante a pandemia de Covid e tentar atuar da forma mais rápida possível para que o problema seja amenizado. Só queria salientar que Belo Horizonte apresenta o maior gasto per-capita na área da Saúde”, começou o prefeito. “Tivemos problemas, sim, com os plantões, mas que serão resolvidos até o dia 7 de janeiro. É importante esclarecer à população que nós estamos atentos, trabalhando e resolvendo”, acrescentou ele.

Em complemento à fala de Kalil, Jackson Machado afirmou: “Todas as pessoas com sintomas de doenças respiratórias que procurarem nossas unidades farão o teste antígeno. Grávidas, puérperas ou pessoas com comorbidade que tiverem sintomas respiratórios, com teste rápido negativo, serão submetidas também ao PCR”, argumentou o secretário municipal de Saúde.

Confira as unidades com horário de funcionamento ampliado

  • Regional Oeste – Centro de Saúde Vila Imperial – Rua Guilherme Pinto da Fonseca, 350, Madre Gertrudes;
  • Regional Leste – Centro de Saúde Vera Cruz- Praça Pedro Lessa, 36, Vera Cruz;
  • Regional Centro-Sul – Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida – Rua Paulino Marquês Gontijo, 109, Novo São Lucas;
  • Regional Pampulha – Centro de Saúde Santa Terezinha – Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha;
  • Regional Venda Nova – Centro de Saúde Jardim Europa – Rua Edimburgo, 140, Jardim Europa;
  • Regional Norte – Centro de Saúde Floramar – Avenida Saramenha, 3, Guarani;
  • Regional Nordeste – Centro de Saúde Cachoeirinha – Rua Borborema, 1.325, Cachoeirinha;
  • Regional Noroeste – Centro de Saúde Califórnia – Avenida das Castanholas, 277, Califórnia;
  • Regional Barreiro – Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa – Avenida Nélio Cerqueira, 15, Tirol.
Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!