Após chuvas fortes, Defesa Civil interdita três imóveis em BH e notifica Minas Shopping

Bairro União
Moradores dos imóveis foram retirados e levados para casas de parentes (Reprodução/TV Globo)

Três imóveis foram interditados preventivamente pela Defesa Civil de Belo Horizonte por causa dos efeitos das fortes chuvas na cidade. Os moradores dos imóveis, no bairro União, região Nordeste da capital, foram retirados e levados para casas de parentes.

De acordo com a Defesa Civil, o órgão realizou uma vistoria de risco na rua Artur de Sá e constatou um deslocamento da cortina atirantada, uma estrutura de contenção com parede de concreto armado.

Na vistoria, também foi constatado o deslocamento de um muro de divisa, além de abatimento de via. Ainda segundo a Defesa Civil, a BHTrans foi acionada para fazer a interdição preventiva do trecho.

Minas Shopping notificado

A Defesa Civil ainda providenciou proteção para desvio de água da chuva. Além da interdição dos imóveis, o Minas Shopping, responsável por uma obra na região, foi notificado e orientado a adotar medidas preventivas de isolamento, mitigação do risco e recuperação do local.

Procurado pelo BHAZ, o Minas Shopping confirmou que as chuvas fortes provocaram o surgimento de diversas “trincas” na rua Artur de Sá. Segundo o centro comercial, as trincas surgiram em área pública, externa ao estabelecimento, e não são causadas pelo shopping ou afetam sua operação.

“O Minas Shopping informa que, por precaução, isolou o local limítrofe à rua Artur de Sá e solicitou a avaliação da situação por empresas especializadas”, informou a assessoria de imprensa do local.

Chuvas fortes

Os moradores de Belo Horizonte terão que encarar pela frente mais uma semana de chuvas intensas. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), ainda não há previsão de quando os temporais darão trégua na capital.

“Ao longo da semana a temperatura deve ficar entre 19ºC e 26ºC, céu nublado com pancadas de chuva principalmente a tarde e a noite”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo nesse domingo (2).

De acordo com boletim da Defesa Civil de Minas Gerais divulgado nesta segunda-feira (3), 124 municípios do estado estão em estado de emergência e 13.139 pessoas ficaram desalojadas com as chuvas desde outubro de 2021.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!