Após o corte de árvores no entorno do Mineirão, na Pampulha, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que fará o plantio de 688 mudas como forma de compensação. Uma manifestação contra a derrubada das árvores reuniu cerca de 70 pessoas hoje na região.
O anúncio do plantio de mudas foi realizado durante coletiva de imprensa nesta tarde. Mais cedo, moradores, integrantes da comunidade da UFMG e ativistas ambientais protestaram contra o corte das árvores no entorno do Mineirão.
A supressão ocorre em decorrência da realização da etapa da Stock Car em Belo Horizonte, o que desagrada parte da população e virou assunto nos últimos dias. Uma audiência pública para discussão do tema está marcada para esta quinta-feira (28).
A coletiva de hoje contou com a participação de representantes da Prefeitura de BH e de organizadores da Stock Car, cuja etapa na capital mineira está prevista para 18 de agosto. “Nós, da Stock Car estamos trabalhando junto com a prefeitura. Houve uma reunião com a reitora da UFMG e foi contratado um especialista em acústica para que faça um projeto que não vai deixar o som passar em outros locais”, disse Henrique Castilho.
“O projeto executivo vai ficar pronto agora em março e uma empresa contratada vai executar todo esse prazo. Vai resolver os problemas agora, e os que existem lá atualmente. Vai ser deixado um legado da Stock Car naquela área que, realmente, está preocupante. Estamos preocupados desde o início, em relação à sustentabilidade, inclusão social e segurança. Esses três itens são muito importantes e devemos frisar”, continuou.
A promessa é de que as mudas estejam plantadas até o início de agosto e a região da Pampulha será o local do plantio. Segundo a Prefeitura de BH, os empresários da Stock Car ficarão responsáveis pela manutenção das mudas ao longo de cinco anos. Depois de crescidas, elas devem atingir o mínimo de dois metros e meio de altura.
Já o secretário de Meio Ambiente de BH, José Reis Nogueira, destacou o motivo das obras durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28). “Gostaria que vocês entendessem que quando você vai montar uma pista desse gabarito, precisa ter estabilidade, segurança e inclusão social. É muito pouca árvore em relação ao que realmente deveria ser retirado. Não tem como fazer uma corrida do nível sul-americano sem garantir segurança para a população e para os pilotos.”
De acordo com Nogueira, a partir desta sexta-feira (1º), a Sudecap realizará o plantio de novas 63 mudas na Pmapulha. A promessa é que até agosto de 2024 todas as 688 árvores já estejam plantadas. Ao ser questionado sobre a escolha do local, o secretário disse: “o Mineirão foi escolhido, pois nas décadas de 60 e 70 é onde estavam as corridas do stock car. E o próprio Mineirão será usado como base de apoio para a corrida.”
Em relação aos danos que os animais da Escola de Veterinária da UFMG poderiam sofrer, o secretário explica o projeto de barreiro de som que será construído. “Essa área é impactada a todo tempo. Ela é impactada com o jogo de futebol, com os eventos que tem na área externa, com o Carnaval, com ônibus e carros que passam lá.”
“E a PBH e a Stock Car realizaram todo um estudo e contrataram Marco Antônio Vec, um especialista em acústica. O objetivo é que ele faça um projeto acústico para não deixar o som passar para esses outros locais. Ainda não temos o projeto executivo pronto, ele ficará pronto agora em março. Então essas barreiras de som irão resolver o problema de agora e os que já existiam. Será deixado um legado pela Stock Car”, conclui José.
As partes ainda explicam que um estudo do solo da região da Pampulha será realizado para definição do melhores locais para plantio das mudas.