Após longas filas, PBH implementa drive-thru e vacinação é aprovada

Vacinação idoso drive thru
A PBH montou, pela primeira vez, postos de drive-thru para a vacinação (PBH/Divulgação)

Da água pro vinho. A surrada expressão para identificar uma melhoria drástica resume a avaliação das condições oferecidas pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) na vacinação deste fim de semana – em comparação ao dia inaugural, há quase um mês. Ao contrário de flagrantes de idosos em pé no sol em longas filas, os pontos de aplicação dos imunizantes estavam vazios e com atendimento imediato nesse sábado (6), quando cerca de 9 mil pessoas de 86 a 88 anos receberam a segunda dose da Coronavac.

“Não tem nem comparação. Não tinha nenhuma fila, eu até achei esquisito, achei que tinha mudado de lugar. A gente chegou e já vacinou rápido e não teve problema nenhum”, afirma ao BHAZ Déa Corrêa, que, quando tomou a primeira dose, no dia 13 do mês passado, enfrentou uma fila por duas horas e meia. “Tinha mais enfermeira do que idoso”, brinca. Ela foi vacinada no centro de saúde Oswaldo Cruz, no Barro Preto, na região Centro-Sul de BH.

A filha, Juliana Corrêa, que acompanhou a mãe nos dois dias de vacinação, reforça os elogios. Na última vez, ela tinha ficado na fila no lugar de Déa. “Os idosos não conseguem ficar em fila, então precisava de dois filhos, um para ficar na fila pelo pais, e outro para ficar no carro com eles. Agora, tinha muitas cadeiras para quem precisasse – mas nem foi necessário, nós chegamos e já entramos”, lembra.

Juliana exalta a organização, que contou com funcionários na porta, quatro enfermeiras olhando os documentos e fazendo as anotações na caderneta, além de toda a explicação do processo. “A enfermeira te mostrava o vidro, falava qual vacina, você via colocando o produto na seringa. Parecia que a gente estava em outro país”, diz, surpresa.

Drive-thru

O drive-thru foi mais uma novidade na vacinação de sábado (6). A PBH divulgou que cerca de 350 idosos usaram um dos três postos de drive-thru montados pela primeira vez pela prefeitura. Dos 9 mil vacinados da faixa etária, cerca de 200 pessoas, que por algum motivo ainda não tinham recebido a 1ª dose, também puderam se imunizar

A Secretaria Municipal de Saúde vai manter postos de drive-thru para vacinação dos idosos entre 80 a 85 anos residentes de Belo Horizonte ao longo da semana. Nos locais, eles serão vacinados com a primeira dose, conforme o cronograma escalonado por idade. Além disso, os 152 centros de saúde e os postos extras seguem com a vacinação até sexta-feira (12).

Dois dos postos usados no fim de semana vão seguir funcionando, no Cop/BHTrans, no Buritis, Região Oeste, e na UFMG, na região da Pampulha, já a partir desta segunda-feira (8). O drive-thru do Corpo de Bombeiros foi desativado e, para substituí-lo, será instalado um ponto no Boulevard Shopping, a partir desta terça-feira (9). Estes locais farão atendimento exclusivo de idosos entre 80 e 85 anos, conforme o cronograma.

O que levar?

A próxima faixa etária a ser vacinada precisa levar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O horário para vacinação é das 7h30 às 15h30. O ideal é que o idoso leve, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações.

A prefeitura anunciou que espera vacinar, pelo menos, 42 mil pessoas entre 80 a 85 anos. Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados com idade entre 80 e 85 anos devem fazer o cadastro no portal da PBH para receber a vacina em casa.

Cronograma de vacinação:

  • 85, 84 e 83 anos, segunda-feira, dia 8, até sexta-feira, dia 12;
  • 82 anos, terça-feira, dia 9, até sexta-feira, dia 12;
  • 81 anos, quarta-feira, dia 10, até sexta-feira, dia 12;
  • 80 anos, quinta-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 12.

Idosos de 86 a 88 anos

A prefeitura manterá pelo menos um posto em cada regional para fazer a imunização das pessoas desse grupo que, por algum motivo, não puderam tomar a segunda dose neste sábado, dia 6. Para a segunda dose, o idoso precisa levar, além de identidade, CPF e comprovante de residência, o cartão de vacina que conste a 1ª dose.

Veja a lista dos postos neste link

Com PBH

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!