TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Apuração da Prefeitura de BH aponta que falha humana causou rompimento da barragem Lagoa do Nado

13/03/2025 às 16h13
Barragem se rompeu no Parque Lagoa do Nado, na Região da Pampulha, em BH (Reprodução/Redes Sociais)

A Secretaria de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta quinta-feira (13), que, com base na análise dos documentos, oitivas das testemunhas e demais elementos colhidos ao longo da sindicância, não foram identificadas falhas estruturais na barragem que possam ter contribuído para o seu rompimento.

De acordo com órgão, os elementos apurados indicam que o incidente ocorreu porque a galeria do vertedouro encontrava-se parcialmente obstruída por três anteparos de madeira, denominados stop log. Esses dispositivos, segundo a apuração, foram removidos do vertedouro durante o período de chuvas, para rebaixamento do nível do reservatório, mas foram indevidamente recolocados posteriormente.

A Prefeitura diz que as intervenções de limpeza, instalação de barreiras de sedimentos, recomposição dos taludes e implantação de um novo canal de drenagem na área, onde houve a ruptura, encontram-se em execução, com previsão de serem concluídas nos próximos meses.

No momento, continuam em andamento os preparativos para a licitação do projeto e da obra de reconstrução do barramento. A contratação está prevista para o 2º semestre de 2025. As obras começam assim que for concluído o processo de licitação.

Visita da CMBH

Nesta quinta-feira (13), o vereador Wagner Ferreira (PV), membro da Comissão de Meio Ambiente, realizou visita técnica ao Parque Lagoa do Nado.

De acordo com o parlamentar, pouco se avançou em relação à reconstrução da própria lagoa, assim como de outros pontos do parque, a exemplo da biblioteca, que
também foi bastante danificada.

“A situação aqui é muito crítica e, ao mesmo tempo, muito triste. A fauna, a flora, também foi atingida. A prefeitura está trabalhando e a gente está acompanhando. As obras estão acontecendo, mas a obra principal, que é da barragem, ainda vai passar por um processo licitatório. Então, dificilmente, ainda neste ano de 2025, essa barragem vai estar completa e a gente vai ter a lagoa de volta. Infelizmente, esse processo ainda deve passar para o ano de 2026. E o impacto ambiental aqui foi irrecuperável, porque vários animais morreram”, diz Wagner Ferreira (PV).

Rompimento

O volume de chuvas que atingiu Belo Horizonte na tarde da quarta-feira, dia 13 de novembro, resultou no rompimento da barragem do Parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha. Não houve feridos.

Em meio à forte chuva do dia, parte do talude cedeu extravasando a água para a avenida Pedro I, via de grande fluxo que fica paralela ao parque. O trânsito foi impedido no local durante cerca de vinte minutos.

Redação BHAZ

redacao@bhaz.com.br

Redação BHAZ

Email: redacao@bhaz.com.br

Mais lidas do dia

Vídeo mostra ataque de abelhas a uma aluna em escola de Ibirité, na Grande BH

Criança é atacada por exame de abelhas na porta de escola em Ibirité

PF investiga suspeita de fraudes em contratos públicos na Educação em Belo Horizonte

Pf fraudes contratos educação bh

Tempestade de granizo e vendaval derrubam postes, telhados e árvores em Diamantina

Uma tempestade causou estragos em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha

Temporal deixa casas destelhadas, ruas alagadas e derruba árvores em Ipatinga; milhares estão sem energia

Temporal causa estragos em Ipatinga e outras cidades do Vale do Aço

Resultado da Lotofácil da Independência: veja os números sorteados e saiba se você levou R$ 300 milhões

lotofácil da independência

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ