‘Aqui é Galoucura’: Homens levam terror a bar com socos, chutes e cadeiradas

galoucura sete lagoas
Câmeras registraram violência em bar de Sete Lagoas (Reprodução/Tecle Mídia)

Atualização às 11:06 do dia 21/03/2023 : Atualizado para incluir informações repassadas pela Galoucura e pela Polícia Civil.

Câmeras de segurança de um bar localizado em Sete Lagoas, na região Central de Minas, registraram um ataque realizado por supostos integrantes da Galoucura a torcedores do Cruzeiro, nesse domingo (19). Vídeos que mostram a confusão viralizam pelas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver que no local estavam também crianças e mulheres. Em determinando momento, uma das jovens é agredida por um dos criminosos. Até mesmo cadeiras do estabelecimento são usadas na troca de agressões. A briga se espalha rapidamente pelo bar.

Ao BHAZ, uma mulher que estava no bar, e prefere não se identificar, contou que a violência começou repentinamente. Ela estava na mesa onde dois clientes vestiam camisas de torcidas organizadas do Cruzeiro. A jovem chegou a levar tapas e socos de um dos agressores, mas está bem.

“Estávamos sentados na mesa, conversando, depois do jogo do Cruzeiro e os homens já entraram gritando: ‘aqui é Galoucura'”, explica. “Não teve discussão nem nada, simplesmente chegaram agredindo”, diz ela.

A frequentadora ainda conta que, como estava com o filho pequeno, a situação foi ainda mais aterrorizante. “É um bar super familiar, tranquilo. Eu estava com meu filho e tinha outra criança na nossa mesa, e uma terceira em outra. Graças a Deus nenhum deles se machucou. Foi um minuto que durou, mas um minuto de terror”, diz ela, que não pretende mais ir a estabelecimentos em dias de jogos.

Segundo o portal Tecle Mídia, a PM chegou a ser acionada ao local. No entanto, os integrantes da Galoucura fugiram e nenhum envolvido foi detido. Nas redes sociais, as agressões entre torcedores são motivo de debate, com muitos internautas pedindo pelo fim da violência relacionada ao futebol.

Galoucura expulsa torcedor

Após a publicação da reportagem, a Galoucura anunciou a expulsão de um torcedor de Sete Lagoas por má conduta. Em comunicado, o perfil oficial da organizada diz repudiar atitudes que prejudiquem o andamento da entidade, pontuando que o episódio de violência não condiz com a ideologia da torcida.

Um dos homens que estaria envolvido na confusão está expulso da torcida, apesar de não ter cadastro regular. Além disso, o líder da Galoucura em Sete Lagoas também foi suspenso por três meses de qualquer atividade com a organização, “seja viagens, eventos e frequentar a sede da torcida”.

Polícia investiga

A Polícia Civil informou que instaurou inquérito policial para apuração do ocorrido. Segundo a corporação, a investigação, que ficará a cargo da Delegacia Regional de Sete Lagoas, visa identificar os suspeitos para a devida responsabilização criminal.

“Por ser supostamente crime previsto no Código Penal (art. 137 – participar de rixa, salvo para separar os contendores), a ação penal pública é incondicionada, ou seja, não precisa de manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada. Além disso, há conexão com o Estatuto do Torcedor”, diz a polícia.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!